Guardachuvadelaura
outubro 10, 2024
#TBT 1
1989... O ano da morte de escritores, atores e músicos
que a gente amava:
Leminski e Nara Leão no mesmo dia. Ainda Raul Seixas, Gonzagão e Dina Sfat. Até Salvador Dalí morreu naquele ano e o muro de Berlim foi derrubado. Eita dias!
No Brasil acontecia a primeira eleição presidencial depois da promulgação da Constituição Federal de 1988. Sim, a primeira eleição direta brasileira em que presidente e vice-presidente da República seriam eleitos juntos, uma norma mantida até hoje.
Lembra que havia 22 candidatos na disputa para a presidência do Brasil, entre eles Brizola, Lula, Mário Covas e os corruptos, Maluf e Collor?
Como se sabe, Collor venceu e a merda desandou com a casa da dinda, a poupança confiscada por aquela ministra louca e o chefe de campanha dele, anos depois, assassinado de forma nunca descoberta e por fim o impeachment.
Pois então, naquele ano de 1989, pra quem não lembra, Lula junto com Brizola passou
por Lajeado. E o fotógrafo Sebaldo registrou o momento histórico.
* CORREÇÃO:
Lula não veio à Lajeado em 89, avisa o leitor Vlad. Veio o Olívio, o Bisol...
Eu descobri essa foto dentro de um dos trinta sacos de milhares outras, uma imagem amarfanhada e grudenta de umidade, presa ao Tempo - no que restou do Arquivo Sebaldo.
Ao vê-la, penso na criação do PT em Lajeado em maio de 1982. Anos depois, com outros petistas envolvidos, em 2013, Schmidt se elegeria prefeito de Lajeado para assombro e raiva de muitos. Depois dessa governança, Schmidt sumiu e alguns vereadores eleitos pelo PT viraram a casaca. Só Sergio Knipoff se manteve fiel e coerente. Concorreu à prefeitura esse ano, mas não se elegeu. Foi decepcionante a sua votação.
O PT precisa de sangue novo? Se reestruturar na cidade? Assim me parece. Afinal são mais de 40 anos. E as coisas mudam, pessoas mudam...
Restam as fotos manchadas, os sonhos & as desilusões.
#TBT2
Nesse finde tem mais um baile de debu no CTC. Tenho saudades dos bailes do passado, com a banda Impacto, Arpège, Ana Mazzotti e Conjunto Desenvolvimento - que nome! Logo depois do debu as meninas desfilavam no Caixeiral para concorrer ao Miss Brotinho, também um baile com "conjunto".
#TBT 3
Li uma frase que cabe bem à Lajeado: "O passado ainda é o passado."
Bota essa na conta da ambição, da avidez...
DO MEU BLOQUINHO
Ele guarda em casa um quarto cheio de armas e um cofre com dois milhões em espécie e mais duas barras de ouro. Desgraça pouca é bobagem, né? Um dia, uma enchente desgarrada chega sem avisar e carrega tudo embora. Inclusive a casa. E até a vida de Orlando, que não quis sair dela para proteger os seus pertences. Infelizmente, a enchente levou o bem mais precioso de Orlando: a própria filha. Sim, a ganância é um saco sem fundo. Não sei bem como rechear esse conto, não sei como explicar a origem da grana do Orlando, um homem simples que precisa ter crédito junto à maçonaria, mas q ele desconhece, formado por um grupo de empresários falidos. Quando o conto ficar pronto, publico aqui.
GILSON DOS ANJOS
BEM VINDA ROSANE!
No domingo, 6 de outubro de 2024, Lajeado elegeu pela
primeira vez em seus 132 anos, uma vereadora negra. Trata-se de Rosane Maria
Cardoso, 62 anos de idade, nascida na vizinha cidade de Estrela.
A eleição de Rosane sinaliza a chegada ao legislativo
municipal de vozes silenciadas por séculos, ou seja, mulheres negras.
Mas não é está a primeira vez que essa mulher guerreira rompe com algum tabu.
Antes de ser a primeira vereadora negra, a professora Rosane foi a primeira professora Universitária negra na região do Vale do Taquari.
Lembro que quando cursava História na UNIVATES encontrava em algumas oportunidades a professora que segundo seus alunos, era uma excelente mestra.
O espaço legislativo será um novo desafio para Rosane e
deverá também ser para a cidadania lajeadense, especialmente daqueles que lhe
outorgaram o voto, no sentido de comparecer nas sessões, fortalecendo sua
atuação.
Esperamos todos, que a nova legislatura nos brinde com uma atuação exemplar e que motive maior participação no próximo sufrágio em 2028.
outubro 07, 2024
DOS APOIADORES DE ROSANE CARDOSO
"Nenhum homem é uma ilha.
Essa famosa frase tem mais sentido ainda quando vemos a
força que temos, eu, você, ela, ele, todxs engajados num mesmo propósito.
E quem nos deu esse propósito foi a Rosane, que é muito mais que uma candidata.
Ela é a personificação da coragem, da garra e da
integridade.
Mulher preta, de raízes humildes, ela nos ensina
diariamente que os sonhos mais ousados podem, sim, se tornar realidade.
A filha da merendeira que, com trabalho árduo, dedicação e uma sede insaciável pelo conhecimento, tornou-se doutora. Um exemplo vivo de superação.
Sua trajetória não é só sobre vencer, é sobre
transformar.
Transformar o mundo ao seu redor, inspirando aqueles que
acreditam que podemos — e devemos — lutar por um lugar mais digno, próspero e
justo.
Seu intelecto afiado, sua honestidade inabalável e sua vontade de mudar as coisas nos lembram que o futuro não está dado, ele é construído com determinação e luta.
Ela nos ensina a sonhar com um mundo onde educação e cultura são direitos garantidos, onde cada pessoa tem voz e vez, e onde mulheres ocupam qualquer espaço que quiserem.
Um mundo de equidade, onde direitos e deveres são
respeitados e compartilhados por todos.
ELEIÇÃO
Em Lajeado, a metade do povo aprovou a oligarquia Schumacher. Falta de consciência política? Talvez. Que continuem mamando, democraticamente, nas tetas do governo como vêm fazendo há anos. Eu tenho vergonha por eles que além de se perpetuarem no poder tem coligações fortes com as construtoras, imobiliárias e acils da vida.
A gente é uma aos 18, outra aos 50. Lembro a escritora George Sand ao festejar a meia-idade:
“Acho q estou começando minha vida de novo. Para mim a vida é sempre o momento presente.”
É o que Gláucia Schumacher deve estar pensando hoje. Desejo à minha ex-parceira de teatro que tenha convicções fortes para varrer os atores vagabundos instalados lá dentro da prefa. E também, sorte a essa nova peça teatral que é a de usar a máscara de prefeita numa cidade como Lajeado, quando se sabe que os coadjuvantes e o pessoal dos bastidores é quem realmente mandam no script. Por fim, que consiga se impor no meio do elenco misógino e interesseiro que a rodeia.
Ops... Importante sempre lembrar que a maioria dos bolsonarentos aprovou a contínua destruição ambiental e a falta de uma identidade cultural para Lajeado.
E com a eleição de Gláucia, aprovou a administração pífia do Caumo nas periferias.
Quanto à esquerda...
É hora de rever o PT na cidade. Capinar a erva daninha na sua base. Arejar o espaço para novas lideranças que existem e se afastaram por n motivos...
Mas é importante dizer, e parte da imprensa disse, que Sérgio Knipoff (PT) era o único dos três candidatos com propostas concretas para a cidade - que elegeria até um poste mas jamais alguém da oposição.
BILHETE DA DONA CHININHA
Cumpadre, esse é o bilhete de número 13 que te mando. E penso em encerrar por aqui. Desgostosa porque vi o quanto de dinheiro escorregou para os bolsos dos zéleitores nessa última semana. Em uma vila aqui perto, o Fabrício – lembra dele? – tinha mais de 60% dos votos garantidos, aí a situação veiu e despejou os cobres entre as criaturas. Só uma família grande ganhou uns 30 mil. Eu nem consigo acreditar! O purgatório deve estar silencioso, porque todos desgranidos estão soltos por aqui. E na nossa vila não foi diferente. Os cupinchas distribuíram dinheiro até na facção. Agora me diz por que a polícia não vê isso? Sim, sabemos todos. Aii... Ando cansada de viver, cumpadre. A Veridiana foi embora com um taxista de Estrela. Na bodega do Astor, sempre os mesmos desocupados a falar mal do povo e esse povo continua a cortar as arvores da calçada e do quintal. Gente burra que não aguento mais. Até o Cirilo partiu. Foi contratado pra motorista em Arroio do Meio. E eu sem ninguém pra me ajudar abandonei a horta porque os milho não vingaram. O açude e o poço tão secos. Vendi a porca e a minha gaita e agora só a aposentadoria. Que Deus se lembre de mim e venha me buscar sem mais delonga. Como diz o ditado o que está feito, não está por fazer e tanto que penso muito no salmo 23:4... Um abraço na comadre e fica bem com Nossa Senhora e com toda tua família.
ELEIÇÃO
Enquanto isso, na capital dos gaúchos, para a geóloga Zara
Gerhardt:
“Na minha modesta opinião, está em jogo nestas eleições municipais a futura habitabilidade de Porto Alegre.
Para mim o cerne da questão está no meio ambiente: a proteção da cidade contra as enchentes e o calor excessivo, que só aumenta com as podas assassinas das árvores.
De cambulhada vem a habitação digna, tanto para aqueles que perderam tudo na enchente, quanto os das periferias.
Saúde e educação não podem ficar de fora.
Creio ser urgente a manutenção dos mecanismos de proteção da cidade contra as cheias, ao mesmo tempo que se faz necessário um projeto de cidade.
(Matinal)
UM TALENTO A MENOS
Morreu a ultima grande dama do cinema, Maggie Smith, aos 89 anos, de uma doença ligada a tiróide. Uma notícia dá que ela morreu sozinha em um hotel, sem a presença dos dois filhos. Outra diz que morreu no hospital ao lado deles. A verdade nunca se sabe.
Não assisti Harry Potter, mas toda a serie Downton Abbey com a incrível e sarcática Violet Crawley. Há muito tempo, lembro dela em Chá com Mussolini (em dvd?) ou como Nanny McPhee. Excelente em O exotico hotel Marigold, e deliciosa em A senhora da Van.
Era feliz em vida? Espero que sim! Porque era a vida que eu sonhava ter.
ELEIÇÃO R.I.P
Em
Porto Alegre – leio na Matinal - o número de eleitores que não compareceram ontem
às urnas na capital foi tão alto que superou o total de votantes conquistados
pelo primeiro colocado, Sebastião Melo (MDB).
O atual prefeito fez 345.420 votos na capital.
Já os eleitores ausentes foram 345.544.
Maria do Rosário (PT) computou 182.553 votos.
Juliana Brizola (PDT) fez 136,783 votos
Mesmo que todos os votos da brizolista fossem para Rosário, ela não alcançaria Melo.
Talvez, a coisa mudasse de figura se os 25.012 eleitores que não foram as urnas e mais os 31.379 q votaram em branco – dessa vez se manifestassem.
Tenho por mim, q o povo tá enojado dessa gente falsa q vive dependurada nas tetas do governo. E que só pensam no próprio bolso em vez do bem comum.
Esperar o 2º turno no dia 27 de Outubro.