fevereiro 16, 2018

PAPA FRANCISCO



“Não se pode, por um lado, falar com Deus e,
por outro lado, falar com o diabo."

PARTO NORMAL X PARTO ANORMAL ...




A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as equipes médicas e de enfermagem não interfiram no trabalho de parto de uma mulher. Ou seja, não acelerem a hora, a menos que existam riscos reais de complicações. Parem com a oxitocina para acelerar o trabalho de parto. E parem com as cesarianas...



Em Lajeado, no Hospital Bruno Born, a média de cesarianas é três vezes maior que o parto normal: 

“Em 2015, tanto pelo SUS quanto por convênio, foram 423 partos normais. Os partos por cesáreas, entretanto, somaram 923.” http://www.jornalahora.com.br/2016/06/29/nova-regra-para-cesareas-gera-discussao/


Para a OMS, muitas mulheres preferem um nascimento natural e confiam nos seus corpos para dar à luz o seu bebe,  sem intervenção médica desnecessária.

Mas, cada mãe sabe o que é melhor para si...

CULTURA NO PARQUE

Desde sua fundação em 2002, o Parque Histórico de Lajeado não se achou. Teria algo a ver com cultura, mas não nessa cidade. Alias... 

Conseguiram juntar as secretarias do Desenvolvimento Econômico, do Turismo e da Agricultura numa só.  Pra poupar. Ahã. 
Com muita visão turística... neste finde,  o Parque Histórico realiza um  Food Truck Festival,  um encontro gastronômico. 

O Parque, que serviu de cenário para aquele filme horrendo “A Paixão de Jacobina”, serviu para festa de cervejas de amigos, e para outras ações particulares, porque não detonar o parque com food truck? Não deve ser a primeira vez.


Já se tentou de tudo por lá, menos arte e cultura.

MENOS PLASTICO


A melhor reciclagem de garrafas plásticas do mundo?
Na Noruega.

"Quando você compra uma garrafa de refrigerante... você paga uma coroa norueguesa a mais e, quando a colocamos na máquina, recuperamos o dinheiro", diz uma cliente.

600 milhões de garrafas recicladas em 2016 - uma taxa de 97%.


No Brasil, 50%.
Na Noruega, as lojas instalam máquinas que recompensam clientes que devolvem garrafas plásticas.

"Uma garrafa pode ser reciclada mais de uma vez. Na verdade, 12 vezes.
Separamos as transparentes das coloridas.
As transparentes são usadas para criar novas garrafas.  As coloridas são usadas para produzir outros materiais plásticos” - Kjell Clav Maldum, diretor da recicladora Infinitum.

Mas quem paga por isso?
As fabricantes de bebidas. 
É voluntário, mas quem adere ao sistema paga menos imposto.

:) :) :) :)


fevereiro 14, 2018

VINICIUS DE MORAES

"Se o amor é fantasia
eu me encontro
ultimamente
em pleno carnava!"

CARNAVAL 1


Uma rápida vasculhada nas noticias do carnaval e salta na rede o quiprocó sobre os peitos da atriz Bruna Marquezine... Pode?

Pensava na mulher artificial que nos tornamos: silicone na bunda e nos peitos, plástica na xota, botox na cara, preenchimento nas linhas do rosto com polimetilmetacrilato, preenchimento nos beiços com ácido hialurônico para ter boca Angelina Jolie... Olho as fotos das conhecidas, e de famosas, e está lá os sorrisos rasgados -  feito o personagem Curinga, inimigo de Batman.


Sou totalmente a favor dos seios naturais da Marquezine. 

Continuo chocada com aquela rainha de bateria que sacudia a bunda com as nádegas de silicone, dependuradas.

Parece incrível, mas a maioria dos homens ( muitas mulheres também!) não sabem mais o que é uma mulher não plastificada, não siliconada.


Mas, como disse o Curinga: “Não julgue minhas escolhas, porque você não conhece os meus motivos...”

CARNAVAL 2


Para o povo, a campeã  na Sapucaí é a “Paraíso do Tuiuti”, com um “desfile de basta” que mostrou a crítica contra o governo, os "paneleiros" e as reformas do vampiro Temer:

“...  verdadeira aula de história sobre escravidão, racismo, manipulação da mídia e as relações de poder como um todo no Brasil. Com o enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”, sobre os 130 anos da Lei Áurea, a agremiação fez duras críticas ao atual governo e expôs, em uma das alas, como a reforma trabalhista e da Previdência representariam essa nova escravidão no Brasil.” Revista Forum

À propósito: Imaginação fértil de alguns: A Paraíso do Tuiuti seria financiada pelo PT...

A Mangueira e a Beija-flor e vários foliões nos blocos de rua também se manifestaram contra a corrupção nesse carnaval. Demorou.


Enquanto isso, faixas na Rocinha...


CARNAVAL 3



(Beija-Flor e a violência não carnavalizada na Sapucaí)

Se o governo carioca, diga-se pastor Crivella,  doou “apenas”  R$ 1 milhão a cada escola para o desfile deste ano -  metade do que era dado em anos anteriores -  e se a Petrobras não financiou nada,  as escolas entraram na Sapucaí com dinheiro tirado da onde?

Do trafico - como já disse Neguinho da Beija-Flor, em 2015:

“Se não fosse dinheiro da contravenção, hoje não teríamos o maior espetáculo audiovisual do planeta. Agradeça à contravenção - afirmou o intérprete ao reforçar que todas recebem o dinheiro sujo.”

fevereiro 11, 2018

JOÃO GILBERTO


“Não se pode machucar o silêncio,
que é sagrado.”

COMENDADOR JOÃO GILBERTO PRADO PEREIRA DE OLIVEIRA: BANQUINHO E VIOLÃO






João Gilberto, 86 anos, com saúde debilitada, foi interditado pela filha Bebel Gilberto. Por trás de tudo, a fortuna do cantor: suas músicas. E suas dívidas.

O criador da Bossa Nova, eleito pela revista Rolling Stone Brasil, o 2º maior artista brasileiro de todos os tempos, atrás somente de Tom Jobim, tem síndrome de  pânico e muita insônia:
“Não sei nem quanto tempo durmo. É pouco. Todo dia naquela luta. Posso estar muito tempo na cama, procurando o sono, mas não durmo. Vou até horas tardias da madrugada, às vezes já vem até a luz.” - disse.

Herdeiros:
Em 1960, com Astrud Evangelina Weinert, nasce João Marcelo.
Em 1966, com Miúcha,  nasce a filha  Bebel Gilberto.
Em 2003, com Cláudia Faissol, nasce Luísa Carolina.

Boa sorte, Joãozinho!

FELICIDADE EM ALTA


Gente que estuda como ser mais feliz e suas dicas...

Moran Cerf, professor americano de neurociência e negócios da Universidade de Northwestern, estuda a sincronia dos impulsos cerebrais entre seres humanos. Descobriu que a melhor decisão que você  pode tomar na vida é escolher corretamente as pessoas que te rodeiam:

"Duas pessoas que assistem aos mesmos filmes, leem os mesmos livros, compartilham as mesmas experiências e que, além disso, conversam entre si, começam, após duas semanas, a mostrar padrões comuns em linguagem, emoções e até pontos de vista.

As pessoas mais próximas têm um impacto na maneira como você se relaciona com a realidade. Se você escolhe um companheiro ruim e passa dez anos com ele, essa decisão vai ter um impacto significativo (na sua personalidade) e na sua vida."

Laurie Santos, psicóloga na Universidade Yale, ensina 5 exercícios que nos fazem mais feliz:

1. Lista da gratidão - durante uma semana, todas as noites, escrever as coisas pelas quais você agradece.
(Grata por ter passarinhos em minha casa!)

2. Dormir mais e melhor - durante uma semana, 8 horas por noite.

3. Meditar - 10 minutos por dia.

4. Mais tempo com a família e amigos.

5. Menos redes sociais e mais conexões reais - pessoas que mais usam redes, como o Instagram, tendem a ser menos felizes do que aquelas que as usam menos.


* A mais difícil? Dormir 8 horas sem remédio. 
Já debandei das redes sociais.  E você?

DOR DE BARRIGA

To passando mal. Só de pensar que essa linda mangueira, na esquina da minha rua, vai desaparecer do bairro. Vão plantar mais um prédio - pra esquentar dinheiro e ficar vazio.

SUBCONSCIENTE DESNUDADO


“Nos últimos tempos também descobrimos que os celulares servem para exibir o nosso subconsciente.

Até agora o subconsciente era uma coisa que guardávamos para nós mesmos, nem éramos capazes de acessá-lo e às vezes tínhamos que recorrer à hipnose, ao álcool ou à psiquiatria.

Expor o subconsciente era uma tarefa de desinibição que exigia um esforço às vezes dramático, como se tivéssemos que intervir com um bisturi em nossas próprias vísceras. 

Mas graças ao celular, o subconsciente está agora nas redes, nos bate-papos, nas mensagens mais cotidianas.

Ficamos surpresos até mesmo com a facilidade com que muitas pessoas se mostram em público ou nessa privacidade fingida das redes.”  

David Trueba - jornalista, escritor, diretor de cinema e autor dos livros “Luís Carlos Prestes - Um revolucionário entre dois mundos” - vencedor do prêmio Jabuti em 2015. E “Ditadura e Democracia no Brasil”.