agosto 11, 2021

GUIMARÃES ROSA


O Sono das Águas 

Há uma hora certa,
no meio da noite,
uma hora morta,
em que a água dorme.


Todas as águas dormem:
no rio,
na lagoa,
no açude,
no brejão,
nos olhos d'água,
nos grotões fundos.

E quem ficar acordado,
na barranca,
a noite inteira,
há de ouvir a cachoeira
parar a queda e o choro,
que a água foi dormir...

Águas claras,
águas barrentas,
sonolentas,
todas vão cochilar.

Dormem gotas,
caudais,
seivas das plantas,
fios brancos,
torrentes.
O orvalho sonha nas placas das folhagens
e adormece.

Até a água fervida,
nos copos de cabeceira dos agonizantes...

Mas nem todas dormem,
nessa hora de torpor líquido e inocente.

Muitos hão de estar vigiando,

e chorando, a noite toda,
porque a água dos olhos

Essa... nunca tem sono.

ESTADO DAS BANANAS

Lucas Redecker (psdb) e Marcel van Hatten (novo) – os queridinhos do Vale do Taquari... Votaram a favor do voto impresso.  Voltem aqui de galocha! Mandem antes um telegrama que estão chegando!

 


Eu também. Muita vergonha.



ALCIONE MALHEIROS DOS SANTOS




 O empresário Alcione, de Lajeado, é o legítimo  estranho no ninho entre outras centenas de empresários dessa cidade que, não só votaram no psicopata nazista, como continuam a enaltece-lo por aí, nos cafés, nas reuniões, nas redes sociais.

É dele essa postagem no feissibuqui, que recupera a mente desequilibrada e perversa da criatura que tu elegeu:

CURRICULO VITAE

- “O erro da ditadura foi torturar e não matar (2008)”

- “Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff , o meu voto é sim” (2016) – Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos mais cruéis torturadores da ditadura militar e comandou o Doi-Codi em São Paulo entre 1970 e 1974.


- “Ele merecia isso: pau-de-arara. Funciona. Eu sou favorável à tortura. Tu sabe (sic) disso. E o povo é favorável a isso também” (1999)” – Durante a CPI dos Bancos

- “Através do voto você não vai mudar nada nesse país, nada, absolutamente nada! Só vai mudar, infelizmente, se um dia nós partirmos para uma guerra civil aqui dentro, e fazendo o trabalho que o regime militar não fez: matando uns 30 mil, começando com o FHC, não deixar para fora não, matando!

Se vai morrer alguns inocentes, tudo bem, tudo quanto é guerra morre inocente.” (1999)

- “A atual Constituição garante a intervenção das Forças Armadas para a manutenção da lei e da ordem. Sou a favor, sim, de uma ditadura, de um regime de exceção, desde que este Congresso dê mais um passo rumo ao abismo, que no meu entender está muito próximo” (1999)


- “Eu jamais ia estuprar você porque você não merece” (2003) – se dirigindo à deputada Maria do Rosário – Em 2014 ele justifica em uma entrevista do jornal ZH : “a colega não merece (ser estuprada) porque ela é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria”

- “Para mim é a morte. Digo mais: prefiro que morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí. Para mim ele vai ter morrido mesmo” (2011) – perguntado o que faria se tivesse um filho gay.

- “Como eu estava solteiro na época, esse dinheiro do auxílio- moradia eu usava para comer gente” (2018) – Falando do auxílio-moradia que recebia da Câmara dos deputados, mesmo possuindo imóvel em Brasília

- “O Brasil tem muitos direitos trabalhistas e, por isso, é uma desgraça ser patrão no nosso país. Por isso o cara paga menos para a mulher, porque ela engravida. Quando ela voltar, vai ter mais um mês de férias. Então, no ano, ela vai trabalhar cinco meses. Quem vai pagar a conta? É o empregador.” (2014 – entrevista ao ZH).


- “Inclusive xará, conselho meu e eu faço: eu sonego tudo o que for possível”. (1999)

- "Estou indo para o vestibular ou para campanha política?" (2018, em entrevista ao jornal o Globo durante a campanha, indagado sobre o que faria na economia caso fosse eleito, admitindo que não entendia nada de economia)

Estas são apenas algumas frases dentre centenas do mesmo “quilate” , ditas durante mais de 30 anos de vida política. 



"Alguma surpresa com o comportamento atual?

Se ele não foi eleito por isto, temos uma sociedade desatenta.

Se ele foi eleito por isto, temos uma sociedade doente.

Voto tem consequências! Voto sem consciência destrói!"

REPUBLICA DAS BANANAS


 Benett

DIA DE ÁUDIO CRÔNICA

Gilmar Fraga

O GRANDE VEXAME 

Assim como escrevi “Engole esse choro”, um dia alguém ainda vai escrever “Cospe essa raiva”. Porque não dá pra engolir mais nada.

Alguém me disse pára de escrever sobre o bozo, pára de escrever sobre política, o que tu ganha com isso? E sugeriu que eu seguisse pelo caminho das anunciações filosóficas, dos sentimentos poéticos... Ahã...

Olha, ninguém precisa simpatizar com  a Esquerda. O que a gente não entende é como simpatizam com uma  criatura declaradamente nazista.  E depois rezam pra Cristo, postam namastê, pensamentos nobres nas redes...

Deveria ser lei: apresentar um  atestado de sanidade mental para presidente e vice, no mínimo. Porque esse louco hipócrita que elegeram entrou para destruir o país. 

Sem caráter, agressivo... o perturbado mental trouxe  para os ministérios, os seus iguais. Desde que assumiu o governo, veio só para  falar merda e promover o caos. É uma vergonha internacional. E não vou me abster de falar sobre  porque esse não é o momento.

E o exercito? Mostrou claramente o quanto corrupto é. Nunca foi tão desprezível as fardas e os coturnos. Sim, tenho medo. Porque a gente sabe do que são capazes...

E o Judiciário?  Só reagiram quando a água bateu na toga  deles. Quantos votaram nesse monstrengo, né?

Enquanto isso... fome, desemprego e desespero no país. É o legitimo governo da morte.

Mas pensa na vergonha que tenho quando vejo os conhecidos -  que além de se revelarem estúpidos - continuam revelando as veias nazistas do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, em pleno século 21.

 Pensa numa grande vergonha.




 

REPUBLICA DAS BANANAS

* Cá entre nós... No fundo foi interessante o mundo ver a sucata das Forças Armadas, né? 

País que pode ser facilmente invadido. Ou, realizar com a gente boas vendas bélicas.