janeiro 20, 2018

MANDELA

"Ninguém nasce odiando outra pessoa 
pela cor de sua pele, 
por sua origem 
ou ainda por sua religião. 
Para odiar, as pessoas precisam aprender, 
e se podem aprender a odiar,
elas podem ser ensinadas a amar."

H&M: HEDIONDO E MALVADO


Redes sociais estarrecidas com a cadeia de lojas H&M –... uma empresa multinacional sueca, de moda, presente em 41 países com mais de 3000 lojas” wikipedia.

Milhares de pessoas pedem para boicotar as lojas, inclusive as tais  celebridades. Quebra-quebra em lojas em Joanesburgo, Africa do Sul.

Motivo: uma postura racista com um um modelo de cinco anos, usando um moleton com a mensagem: "O macaco mais legal da selva".

Muitas pessoas ficaram indignadas com a conotação da frase e a implicação racial de uma criança negra sendo um "macaco", especialmente quando outras crianças da mesma faixa etária foram crianças brancas.

É racismo e muita insensibilidade.

OS LACÔNICOS *



1974
            “Há maneiras de perceber a vida com um olhar diferente. Talvez você seja uma vencedora” – disse o padre Rodriguez. “Mas não existe isso de vitória ou derrotas. Somente histórias pessoais baseadas nas experiências que valem a pena ser contadas, serem escritas. Porque são elas que alimentam nossa identidade, definem nossas escolhas, você entende isso?”
                Eleonora apenas sacudiu a cabeça com os olhos baixos entre as fendas e farelos de cupim do assoalho velho, na sala de catequese, da Escola Germânica. Evangélicos para um lado, católicos, para outro.

“Saber quem a gente é, qual o nosso lugar e qual o nosso valor nessa vida. Sim?” - a menina concordou com lagrimas que rolavam até a ponta do nariz. “Em Lacônia do Sul, Eleonora, vive-se um silêncio silenciado. Conte sobre isso, Terremoto! Sua memória, sua história.”



* (Prefácio do meu livro. Escritura iniciada há oito anos. Difícil finalizar...)

GAROPABA


photo by Manfredo Hubnes
Eduardo Bueno - Peninha, ZH

Levando em conta a construção de prédios que roubam sol e paisagem, Garopa se safou...
Mas, muito ligeiro, some o verde dos morros...

janeiro 18, 2018

VINICIUS DE MORAES


"De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto. "

AMOR PRÓPRIO, CADÊ?

Ele berrava feito um louco em frente a sua casa. Para quem quisesse ouvir.
Desancava a esposa por telefone: besta, anta, sou eu que sustento tudo isso aqui, vaitomanocu... e por aí afora. Não tinha como não ouvir. O homem milionário estava emputecido. Por causa de que?
De 300 reais.
Juro.

Pergunto: uma mulher precisa disso? 
Separa, pega a metade de tudo, entrega o sonegador e vai viver a vida, bem feliz. Muito feliz. A gente pira nessa cidade...

ESCRAVOS DA CANNABIS


 Meus amigos apoiam tanto a maconha para fins recreativos... Mas, morre tanta gente por causa dessa merda. Não sei se a liberação ajudaria a diminuir a criminalidade. Tenho minhas dúvidas.

“A escravidão moderna é um crime onde os homens, mulheres e crianças mais vulneráveis ​​são abusados ​​por lucro criminoso, com muitas vítimas forçadas a viver e trabalhar em condições de miserável por pouco ou nenhum dinheiro. Eles são controlados com ameaças e abusos e não têm meios de escapar.

"A indústria de cannabis esconde um segredo escuro na casa ao lado...

Gangs trazem meninos jovens para o Reino Unido de países como o Vietnã e os entregam a uma casa onde, uma vez dentro, eles não poderão partir. 

Forçados a cuidar de plantas de cannabis que enchem casas especialmente manipuladas, os meninos são muitas vezes trancados e forçados a trabalhar, dormir e comer em um quarto confinado e sujo. 
Os produtos químicos utilizados na cannabis são venenosos, e muitas vezes as vítimas não sabem onde estão ou como obter ajuda se escaparem. Os olhos, os ouvidos e a compaixão da comunidade local são essenciais."


 A Agência Nacional de Crime e os fotógrafos Rory Carnegie, Juliette Carton e Haitham Naser recriaram a vida dessas "pessoas invisíveis" e clicaram.

https://www.theguardian.com/uk-news/gallery/2018/jan/17/the-invisible-people-modern-slavery-in-pictures

FAMOSOS E CRUÉIS


Dylan Farrow, a filha adotiva de Mia Farrow e Woody Allen,desde 1992,  concedeu sua primeira entrevista sobre as acusações de assédio sexual que fez contra o cineasta.

À CBS, contou falou sobre suas memórias de quando tinha 7 anos:

 “Por que Harvey Weinstein e outras celebridades acusadas estão sendo banidas de Hollywood, enquanto Allen recentemente garantiu um contrato milionário com a Amazon? O sistema funcionou para Harvey Weinstein por décadas. E continua funcionando para Woody Allen.”

“Um pedófilo pode ser um excelente Pipoqueiro; ou um hábil Professor; talvez até um vizinho bastante cordial. Entretanto, nada disso neutraliza a hediondez da sua prática sexual - com qualquer pessoa que fosse! Muito mais com sua filha.” – Ivone Chagas


Um pedófilo pode ser um jogador de futebol, um técnico, um tiozinho muito bem intencionado em esportes... Uma criança abusada pode vir a ser um abusador também. Olhe a sua volta...

JUDAScIARIO


 A ministra Cármen Lúcia vai colocar o Supremo, em março, para votar o fim do auxílio-moradia. O benefício é pago, desde 2014, a todos os juízes — mesmos os que têm imóveis nas cidades onde trabalham. E há uma guerra nos bastidores da Justiça. Magistrados ameaçam expor os ganhos de ministros do STF no magistério e com palestras. 

Aliás... Mesmo tendo dois apartamentos no Leblon, a filha do ministro Luiz Fux recebe R$ 4.300 de auxílio-moradia. 

Os juízes deveriam ter a hombridade de abdicar desse auxílio e de vários outros penduricalhos pagos pelo povo. É uma afronta, é uma desumanidade do Judiciário ao povo brasileiro.

janeiro 17, 2018

CHARLES CHAPLIN

Arte: Yuko Shimizu

“Quando me amei de verdade, me libertei de tudo que não é saudável: pessoas e situações, tudo e qualquer coisa que me empurrasse para baixo. 
No início a minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que isso se chama amor por si mesmo.” 

ABUSO SEXUAL

A vocalista da banda irlandesa The Cranberries, Dolores O'Riordan, 46 anos, encontrada morta num hotel em Londres, conseguiu: se matou  – na minha opinião.

Em 2013, à revista LIFE,  ela contou que foi abusada dos 8 aos 12 anos de idade, por uma pessoa de confiança da família.

"Eu era só uma menina", disse O'Riordan. Por anos, a cantora manteve segredo sobre os abusos, enquanto se culpava pelo que havia ocorrido. Conviveu com anorexia, crises nervosas, abuso de álcool e pensamentos suicidas. Em 2011, no funeral de seu pai, reencontrou seu abusador, depois de anos sem vê-lo.

O abuso sexual está muito perto de todos nós. Pai, padrasto, tio, avô, primo, vizinho... O abusador pode começar precocemente. Foi um dia, abusado também.

Quando descoberto, a criatura nega. A família, com vergonha, nega também. O pior: não busca ajuda. E o abusador continua atacando crianças por toda a vida - até o dia em que é preso.

Na minha cidade, é revoltante o caso de um ex-promotor, de um ex-presidente de bairro...



NOVO VAN GOGH


Alvoroço nos muuseis, entre colecionadores: especialistas holandeses confirmaram a descoberta de uma nova tela de Vincent Van Gogh.

O desenho desconhecido de uma cena em Paris chama-se "A Colina de Montmartre com a Pedreira" (tradução livre de De heuvel van Montmartre met steengroeve) é de março de 1886 e começou a ser desenhada pelo artista  durante seus estudos na academia da Antuérpia.

O quadrinho – sic -  é investigado desde 2013 e apresentada ao Museu Singer, em Laren, na Holanda. Pode ser conferido até 6 de maio, junto a obras de Monet, Renoir e Picasso como parte de uma exposição de impressionistas, pós-impressionistas e expressionistas.


Desde 1970, quando foi feito o último catálogo de Van Gogh, foram descobertos nove desenhos e sete pinturas do artista holandês. O mercado surta...

SEGURANÇA SEXUAL

Surge um novo aplicativo: “Legal Fling” e vai rodar em iPhones e Androids.

Vai mandar uma mensagem pedindo sexo - com o consentimento formal - para quem recebe... Uma espécie de  contrato. Utiliza a mesma tecnologia de seguranças das criptomoedas, Blockchain. Compatível com WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger ou SMS.

Serve para quebrar o gelo, mas também como um pequeno termo de ajuste de expectativas no qual o que é esperado é explicitado. Deve salvar qualquer um de acusações posteriores – pensam os criadores.

“Você pegou um vídeo ou foto picante? Você não quer que isso seja viral! Com o LegalFling, qualquer vazamento de metragem é uma violação do contrato e fácil de levar a juízo.”

Aqui: https://legalfling.io/

 Bom...  A Suécia está à beira de aprovar uma lei em que consentimento explícito, por escrito, claro, será obrigatório antes de qualquer relação sexual.

janeiro 15, 2018

AIMAR LABAKI

“Futuro que não é construído 
com pedaços do passado 
é fantasia.

E não serve para novo passado.

O SEGREDO DE SOKOLOV




Quantos filmes já assistimos sobre os campos de concentração alemães? Dezenas. Um mais terrível que outro. 

Sabemos que os prisioneiros judeus traziam a tatuagem de um número tremulo no braço.

Quem fazia esse “serviço” para identificação?
Um cara chamado Sokolov, ele mesmo o número 32407. 

Esse segredo acaba de ser  revelado depois que o tatuador completou 80 anos de idade, em Melbourne, na Austrália, onde viveu.

Sokolov foi tatuador no inferno de Auschwitz:

"Esse homem, o tatuador de um dos mais infames campos de concentração, manteve seu segredo seguro na crença equivocada de que ele tinha algo a esconder", diz a escritora Heather Morris, que passou três anos registrando a história de Sokolov antes de ele morrer, em 2006.

Prisioneira 34902



Em julho de 1942, Sokolov recebeu mais um pedaço de papel, dessa vez com os números 34902, que deveriam ser tatuados numa garota. Era Gita. A partir, daí, um romance digno de cinema ...



Baseado nas histórias de Sokolov durante a Segunda Guerra Mundial, Heather Morris escreveu o livro O Tatuador de Auschwitz, lançado agora, dia 11 de janeiro, no Reino Unido.


... também aguardo tradução.


BIOGRAFIAS QUE INSPIRAM?

Nas livrarias,  “Rondon, Inventários do Brasil 1900-1930”, sobre o marechal indianista que se tornou o marco das expedições que mapearam e desvendaram o país na Primeira República. 

Rondon tinha a missão de encontrar tribos indígenas e despertar, nelas, um sentimento de brasilidade e patriotismo, de acordo com o positivismo do tempo. Ao mesmo tempo, hábil com as mídias de então, produziu alguns pequenos filmes apresentando ao Brasil suas populações nativas.

“O incrível material iconográfico das expedições registrou sorrisos francos ou acanhados, olhares cismados ou confiantes, tarefas do corpo e da alma. As mais de 200 imagens do livro “Rondon: inventários do Brasil, 1900-1930”, muitas delas inéditas, têm força evocativa e documental: quando associadas aos textos, trazem uma estranha sensação de proximidade com o passado e um desejo de refazer os passos da Comissão Rondon, alertando aqueles homens e mulheres quanto aos rumos do futuro.”

Um historiador americano especialista na história do Brasil?
R. S. Rose morou por mais de 20 anos por aqui... Pesquisou para um perfil pouco óbvio de Filinto Müller, militar de destaque em determinado período político do país, tendo sido presidente do Senado, líder de dois partidos e chefe de polícia do governo autoritário de Vargas, dentre outras funções.

Filinto Müller serviu a quatro diferentes ditadores na história do Brasil, mandando torturar e matar suspeitos e adversários. 
Durante a Era Vargas, o militar, fiel cumpridor dos desígnios do ditador, não vacilou no papel de carrasco. Torturou, assassinou e deportou presos políticos e cidadãos inocentes, como Olga Benário Prestes.  Jamais foi processado e punido.

Trecho exclusivo:

“Filinto Müller era conservador, nacionalista e imperturbável em seu apoio a duas ditaduras, em guerra com um adversário persistente, seu adversário, a chamada ameaça comunista.

Ele foi um representante da geração de tenentes que pensava que eles, e somente eles, sabiam o que era melhor para o país. Sua receita para um Brasil melhor não incluía o comunismo de Luiz Carlos Prestes, mas sim a ditadura dos militares ‘sabichões’. Müller serviu aos governos autoritários de Vargas, Castello Branco, Costa e Silva e Médici com entusiasmos diferentes – mas os serviu”.




OS LACÔNICOS *

(*Título provisório... Imagem meramente ilustrativa)

                
"Quando a roda-gigante estacou no cavo do mundo, uma alegre gritaria invadiu o azul do céu. Sozinha, Eleonora não quis dividir o vagão com as amigas, o prazer e o medo pareciam validar todos os seus sentidos. 
A menina segurou firme a barra de segurança. 
Cada vez que o brinquedo parava e alguém subia na roda, balançavam os vagões num suave nhenhenhém. O estômago da menina estranhava. Arrepio. 
A roda Santa Rita era grande, grande, presa sabe lá como no alto de duas torres enferrujadas. Uma roda-gigante antiga, mas imponente para a idade birrenta de Eleonora. 
Andar sem nenhuma companhia naquele ferro-velho colorido, com as singelas luzinhas de quermesse quase sumidas na luminosidade da tarde, parecia um desafio corajoso.
   

Mas, Eleonora gosta de se por à prova." 

(Capitulo 1 do meu livro. Escritura iniciada há oito anos. Difícil finalizar...)