junho 28, 2024

MARGUERITE DURAS

Jean-Claude Ramos Alphen


“Escrever.

Não posso.

Ninguém pode.

É preciso dizer: não podemos.

E escrevemos.

É o desconhecido que carregamos dentro de nós:

escrever é isso que se alcança.

É isso ou nada.

Podemos falar de uma doença da escrita.”

 

BILHETE DA DONA CHININHA

Compadre, saúde! A comadre e as crianças? 
Óia ontem fui pra Muçum via Costão Colinas Roca Sales passei pelo Cristo e me vi na Princesa das Pontes. Fui com o Cirilo no 147 pedindo reparo. Deus que me perdoe compadre. Primeiro um ó do fundo dalma depois os olhos aguaram mesmo. Tristeza de deus. A gente vê pela boca dos conhecidos que a Natureza vingou tudo da lambança dos governos e dos ricos que tocam fabrica e que levantam as caixas de sapatos uma em cima da outra. E os compadres que plantam milho até a beira do rio? Até parece que eles tem raiva de arvore. Pra eles é tudo lenha e carvão jesus. Se lembra do matinho do finado Luderites? Do ladinho do cemiterio? Passaram a motosserra no ano passado. Nem cemitério tem mais. As covas abertas e os ossos fugindo. Cirilo não pode nem ver aquilo. Por falar nisso a construtora da ponte de ferro vai derrubar o quintal do finado Giovanella. Um pecado. Vou terminar porque a Veridiana tá aqui na cerca me chamando pra umas cuias. Mas ó em Muçum encontrei o Carlinhos um rico dum menino. Tava plantando uma arvore por dia desde a enchente de setembro. Agora só chora. Perdeu tudo. Faz uma noticia no teu jornal de internete. Fica bem com Nossa Senhora e tua família. E ve se me aparece um dia, tá?

 

MANOEL DE BARROS

"Eu queria aprender o idioma das árvores. 

Saber das canções do vento nas folhas da tarde. 

Eu queria apalpar os perfumes do sol."
 

ILARIA SALIS, INSPIRADORA




 Professora italiana de 39 anos, Ilaria Salis concorreu a deputada no Parlamento europeu e venceu com 170 mil votos e promete se posicionar a favor dos imigrantes. 

Em Budapeste, na Hungria, após discussão com dois neonazis, foi presa durante um ano. Em liberdade, com imunidade parlamentar, declarou:

"Espero, e conto, que a Europa e o Parlamento Europeu se levantem em defesa dos direitos fundamentais, em defesa da presunção de inocência, do princípio da proporcionalidade e do respeito pelo Estado de direito". 

A Hungria não é pra amadores mesmo. E um viva pra Salis!

DESEJE-ME SORTE...


 Comprei um bilhete da loteria. Como dizem por aí: se eu ganhar, vou ficar quieta, mas darei sinais.

junho 25, 2024

WISLAWA SZYMBORSKA


 Comece de novo.

-Por onde?

-Por dentro.

ROSANE CARDOSO

De novo, a ignorância pede passagem. 

Com justificativas que beiram à loucura, a Secretaria de Educação de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, proibiu que as escolas discutam livro "O menino marrom", de Ziraldo, recentemente falecido. 

A imbecilidades começa com o fato de ser um livro de 1986. Ou seja, durante quase 40 anos, o livro não ofendeu a ninguém. De repente, torna-se vilão da pseudo moral e dos maus costumes. 

Quem provoca esses movimentos? Sim, existe um processo crescente de autoritarismo, de fascismo, mas, sobretudo, da hipocrisia.


Mas também é óbvio que a leitura é um fator importante. Falta interpretação de texto, falta saber ler e entender do que trata o texto. 

Não estou falando de quem promove essas ondas moralistas. Esses sabem ler, sim. Mas, infelizmente, podem contar com um séquito de gente que só lê a manchete, que cegamente segue o líder que comanda sua mente, seu corpo e sua (in)capacidade de aprender a ler as entrelinhas. 

Fica cada vez mais evidente, para quem sabe ler, o porquê do rechaço às instituições públicas de ensino, da proibição sem sentido de livros, da doutrinação que usa Deus e a Biblia a seu bel-prazer.

E firme seguimos para as trevas.

* Rosane Cardoso, doutora em Literatura. Se lançou pré-candidata à vereadora pelo PT. Na maior torcida. Estou apoiando, abertamente. Ajude a botar um pouco de ética e honestidade e cultura  dentro da Câmara de Vereadores!

 

 

TUDO DE NOVO?

Sera q a ACIL vai continuar renegando candidatos da esquerda?
Ano de eleição aí de novo...

 

DO MEU BLOQUINHO

Collage Laura Peixoto,  chupado do Picasso.

Quando escrevo ficção, os personagens berram dentro da minha cabeça, os lugares brilham e  sigo meu feeling. Hoje acordei as 4 da madrugada com uma personagem na cabeça e sua história... Opa, já falei q amo reticência? Que as reticências têm finalidades práticas? O q calou, o q sugere, a ironia, a desilusão, o que ficou para trás.  Por exemplo: eu seria mais feliz se não gostasse de escrever?  Talvez... Então só me preocuparia com a cara, o físico, as roupas, viagens. Jogaria tênis a qualquer hora. Varreria sempre a calçada... Mas não -  eu preciso escrever.  E sapecar reticências... e correr atrás da minha nova personagem.

 Cortázar


MUÇUM

Em Muçum, essa lindeza ainda se salvou 

depois do restauro.


Visite para saber mais no meu outro blog: 

https://cibercolonia.blogspot.com/

 

TEMPO DE SÃO JOÃO

 Gilmar Fraga para ZH

 

DO MEU BLOQUINHO

Não fossem os amigos de infância e o espelho, a gnt nunca saberia  q esta ficando velho, já dizia o Ziraldo, q Deus o tenha, pq no fim da vida, depois de tantos livros bacanas, revelou algumas asneiras, conforme minha amiga Jan. Sem problema - tem quem diga bobagem durante toda a vida. Ai q medo de ficar velhíssima e dizer merda. Também pensei nisso pq minha amiga foi num velório e viu gente que há muito tempo não encontrava: “Envelhecemos mal”?  As mulheres beiçudas e os homens barrigudos. Aposto!

 

ESQUIVEL