julho 02, 2016

ANTÓNIO DAMÁSIO

“Talvez a coisa que se torna mais indispensável fazermos,
enquanto seres humanos,
seja a de recordar a nós próprios e aos outros
 a complexidade, a fragilidade, a finitude
 e a singularidade que nos caracterizam.“

O MISTÉRIO DA CONSCIÊNCIA



Um dos maiores neurologistas do mundo e considerado um dos grandes cientistas contemporâneos, o português António Damásio, 72, revela  sua teoria revolucionária sobre o enigma da consciência - o maior desafio da filosofia e das ciências da vidinha que levamos aqui no fio da navalha...

"Como uma pessoa sabe que está sentindo uma dor? 

Como sabe que está apaixonada?
Como sabe o que está fazendo?
Como sabe o que quer fazer?
O que ocorre em nosso organismo, e especialmente em nosso cérebro, que nos faz tomar conhecimento do mundo e do que acontece dentro das fronteiras do nosso corpo?"


"O que nos permite lembrar o passado e planejar o futuro?
O que nos abre as portas da arte, da ética e da ciência?"


Não sei, mas o mundo dá volta. É só observar o que vivemos na cidade... Um dia vereador, um dia secretario municipal, um dia laranja... No outro, proprietários de um loteamento, aprovado rapidinho dentro da prefeitura. A ladroagem continua grande. E impune.Vivemos  uma crise de ausência de consideração para com o planeta. Não se salva ninguém.

Por favor, alguém compra (de 31 a 70 reais)  e me empresta “O Mistério da Consciência - Do corpo e das emoções ao conhecimento de si.”
Muito  grata.

NOSSO ROBINSON CRUSOE



Em uma praça da Freguesia do Ó, próximo à avenida General Edgar Facó, na zona norte de São Paulo, os galhos de uma falsa-seringueira (Ficus elástica) alongam-se até formar uma copa de 35 metros de diâmetro. Construído há cerca de um mês, o "sobrado" ameniza as noites de frio de quem há quase dez anos vive na rua: o ajudante de pedreiro José Jesus dos Santos, 30 anos. 
Enfim, um lar.