Guardachuvadelaura
junho 12, 2012
DO MEU BLOQUINHO...
.um é míope, outro presbiopio. dois são café com leite. um é generoso, outro egoísta. um tem os pés no chão, outro levita. um lê, outro também. um vê filmes, outro futebol. um é zen, outro zaragata. um mais um são dois. dois bananas com mamão. às vezes, dois em um. mas às vezes cansa. muitas vezes irrita. vezes outras, esgota. os dois são musica. um escorpia, outro aquareia. um é preso, outro prisioneiro. ambos já fugiram. cada um por si, voltou. um ri, outro gargalha. um inventa, outro se espanta. sono um, insônia outro. e tem o vinho, o mar, o mato e todos os mistérios. um ganha dinheiro, outro perde seu tempo. dois, ninho.
O DESAFIO DE UTA MELLE
Poucos dias antes de completar 40 anos, a alemã Uta Melle ganhou um presente de grego. Soube que teria de extirpar os dois seios, por conta de um câncer de mama.
Logo veio a dúvida: "Será que vou deixar de ser sexy?". Teve certeza que não ao consultar o marido, um publicitário bem-sucedido que a presenteou com um quadro de uma guerreira amazona que cortara o próprio peito para usar melhor o arco e a flecha.
Animada com o desenho, Uta partiu para um projeto singular: fotografar mulheres com histórias semelhantes. O trabalho rendeu um livro de arte e a exposição fotográfica "Amazonas".
São mulheres nuas, e a ideia é incomodar.
Publicitária que deixou o mercado, a alemã virou uma espécie de ativista da causa, lutando contra o preconceito e a favor de mais verbas para pesquisa.
"Aqui, a doença ainda é um tabu. Os alemães não suportam ver cicatrizes nem mutilações. Acham que é sinal de derrota. Trauma de duas guerras mundiais", diz Uta.
Ela não conseguiu patrocínio, mas ganhou espaço para a mostra: o Stilwerk, templo de lojas de design.
Em Berlim, mais de mil pessoas visitaram a exposição em duas semanas.