#TBT 1
1989... O ano da morte de escritores, atores e músicos
que a gente amava:
Leminski e Nara Leão no mesmo dia. Ainda Raul Seixas, Gonzagão e Dina Sfat. Até Salvador Dalí morreu naquele ano e o muro de Berlim foi derrubado. Eita dias!
No Brasil acontecia a primeira eleição presidencial depois da promulgação da Constituição Federal de 1988. Sim, a primeira eleição direta brasileira em que presidente e vice-presidente da República seriam eleitos juntos, uma norma mantida até hoje.
Lembra que havia 22 candidatos na disputa para a presidência do Brasil, entre eles Brizola, Lula, Mário Covas e os corruptos, Maluf e Collor?
Como se sabe, Collor venceu e a merda desandou com a casa da dinda, a poupança confiscada por aquela ministra louca e o chefe de campanha dele, anos depois, assassinado de forma nunca descoberta e por fim o impeachment.
Pois então, naquele ano de 1989, pra quem não lembra, Lula junto com Brizola passou
por Lajeado. E o fotógrafo Sebaldo registrou o momento histórico.
* CORREÇÃO:
Lula não veio à Lajeado em 89, avisa o leitor Vlad. Veio o Olívio, o Bisol...
Eu descobri essa foto dentro de um dos trinta sacos de milhares outras, uma imagem amarfanhada e grudenta de umidade, presa ao Tempo - no que restou do Arquivo Sebaldo.
Ao vê-la, penso na criação do PT em Lajeado em maio de 1982. Anos depois, com outros petistas envolvidos, em 2013, Schmidt se elegeria prefeito de Lajeado para assombro e raiva de muitos. Depois dessa governança, Schmidt sumiu e alguns vereadores eleitos pelo PT viraram a casaca. Só Sergio Knipoff se manteve fiel e coerente. Concorreu à prefeitura esse ano, mas não se elegeu. Foi decepcionante a sua votação.
O PT precisa de sangue novo? Se reestruturar na cidade? Assim me parece. Afinal são mais de 40 anos. E as coisas mudam, pessoas mudam...
Restam as fotos manchadas, os sonhos & as desilusões.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial