outubro 29, 2025

AUTORIA ANÔNIMA


 "Só na favela que guarda-chuva 
é confundido com fuzil."

O RIO QUE SANGRA

Não quero ver na tevê. Não quero ver nas redes. 
E não quero opinar porque não tenho esse direito. 


Ontem, o número de mortos no Rio deve passar dos 132, na maior operação policial já deflagrada na favela do Complexo da Penha. Ou em qualquer outra. Quatro policiais também morreram na chacina. 

Não quero ver na tevê. Não quero ver nas redes. 
E não quero opinar porque não tenho esse direito. 
Mas não me aguento:
Nenhuma operação nos condomínios de luxo. 
Os maiores clientes dos traficantes.

 

 

Conforme a Agencia Brasil, empreendedor Raull Santiago, nascido no Morro do Alemão, foi um dos primeiros a noticiar o encontro dos corpos. Ele usou transmissões ao vivo pelas suas redes sociais.

“Essa é a face da cidade maravilhosa, que é capital na América Latina quando a gente pensa em turismo. E eu amo a minha cidade, o meu estado, a minha favela, mas há esses momentos em que a desigualdade grita, o poder direciona o seu ódio e traz na prática mais brutal possível o seu recado para quem vive em comunidades como a nossa. Infelizmente, pela minha realidade, eu já estou acostumado a ver corpos, baleados, estraçalhados. Mas, [com] isso aqui, eu nunca vou me acostumar.”


Gilmar de Oliveira Fraga

LAJEADO OPEN


 O tempo não colabora. Ai, que agonia... Na primeira edição em 2022, o promissor João Fonseca competiu no saibro do CTC. Hoje ocupa a 28ª posição do ranking mundial da ATP. Quem desta vez leva a premiação de 160 mil reais, aqui? Garoa, chuvisco, chuva, barro vermelho nas quadras. Ainda bem q antes deu para acompanhar as disputas. Se aqui tá nesse nível, o que deve ser em Wimbledown que existe desde 1877? Não tomei rivotril ontem, meu olhar se dispersa: os jogadores da liga de tênis pegam três bolas iguais em uma única mão para descartar uma.  Será superstição? Ou eles veem algo q nós mortais arriados não enxergamos? O vento balança as árvores e não entendo o q o juiz avalia. Técnicos estrangeiros cobram dos seus atletas estrangeiros. Pais cobram dos filhos. Pqp... Ouvi um comentário tão idiota. Aqui pensando como é mais fácil apontar os podres dos outros do que lidar com o fedor das nossas próprias tripas, né? Jogadores adolescentes trocam mensagens com as adolescentes do clube. Fotos e poses. Por que na virada de lado, os atletas não passam por trás do juiz? Quase se chocam, mas não passam.  Sim, deve dar um azar danado passar por trás da cadeira alta do árbitro. E o pingpong de  ahh uhh ahh uhh ahh ougg ahhh ougg...  Dale vamo! Um saque tão rápido q não enxergo se dentro ou fora. E será que o juiz vê? Bom, cada um vê o que quer... Difícil manter o foco  com todas essas bobagens na cabeça. Hoje parou de chover. Amanhã? O Piti deve tá bem loko. Bha, se não fosse ele será que esse evento acontecia? Du-vi-do.


Realização: CTC e Associação Leopoldense de Esporte e Cultura.

Evento Oficial: CBT, Federação Gaúcha de Tênis e  ITF World Tennis Tour.

Patrocinadores: FASA, Supermercados Passarela, Moirando Corretora de Seguros e  Corretora Franqueada Prudential, Unimed Vales do Taquarei e Rio Pardo, Agua da Pedra. Ministério de Esportes do Governo Lula.

Apoiadores: Bioteam Academia, Motomecânica,  Galeto Vó Duvina, Mug, Empório Azeite, Hotel Valler e Prefeitura de Lajeado.



PAPO DE BUTECO


 

DIA NACIONAL DO LIVRO


É hoje. Por que hoje? Data de fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida de Lisboa para o Rio, em 1810.Dias desses li que a maior invenção humana foi o romance. Gostei. O romance ensinou a humanidade a fantasiar... Contardo Calligaris já disse que para gostar de viver é preciso romancear a vida, ou seja, ficcionar. Viver como uma aventura maravilhosa. Então tá! 




TENTANDO