fevereiro 04, 2010

EXERCÍCIO FILOSÓFICO...

Arles, 28 de julho de 1890.

Meu prezado Vincent,

Que os bons ares de Auvers-sur-Oise recupere teu olhar.
Recebi a orelha.

Sê tua mesmo, quanta impessoalidade! Antes tivesse mandado outra parte do teu corpo, ora .

A enfermeira acabou de passar por aqui e mostrei o teu presente. Assim como eu ficamos nos perguntando: queres que o mundo te ouça? Queres projeção no des Savants? Ou simplesmente queres me afligir?

Pensando metafisicamente, quando olho, toco e cheiro tua orelha, essa parte do teu ser, reconheço como um nada. Separada do corpo, parece perder a identidade.


Assim, mandando apenas a orelha, penso que a transcendência de parte significativa (para você, meu caro, não para essa sua amiga) do teu corpo transforma-se também em arte – tua arte. Ou agora passa a ser minha arte?
Que não fiquemos “surdos” a ela no transcorrer do Tempo...

Não te pareces que, sem uma de tuas orelhas permaneces num meio- silêncio e passas a condição do teu devir pela eclipse do som?


E não te pareces também que a partir de agora, ouvirás apenas meias-palavras, meias-lembranças, meias-verdades?


No meu percepto, a condição é muito condizente com a pobreza dos tempos éticos e lingüísticos dessas nossas elites esquizofrênicas... Ou seriam linhas de fuga?

Vincent, meu caro, a enfermeira pensa que me insultas mandando tua orelha.

Quero crer que não foi essa tua intenção.
Tua orelha poder ser interpretada como uma forma narrativa de tuas angústias. Sê póstumo para a História, temo pela figura aberrante com que te reconhecerão no futuro. Uma pena!

Que tuas obras, ainda que expressionistas e modernas, e que tanto admiro, bem sabes, subvertam além dos paradigmas cínicos e hipócritas alojados nas instituições, inclusive nessa em que me encontro agora.

Aguarde pelo correio parte do meu eu, em retribuição.

tua Rachel


P.S. Soube por Theo que "La tristesse durera toujours.” Bobagem! Sobrevivendo a esse jângal, dias melhores haverão de nos sorrir.

Considerações

"A tristeza durará para sempre"– as últimas palavras de Van Gogh ao irmão Theo, antes do seu suicídio, no dia 28 de julho de 1890.

Journal des Savants - Diário dos Sábios – jornal francês.

Rachel – prostituta q recebeu a orelha.

Clínica psiquiátrica do Mosteiro de St. Paul, Auvers-sur-Oise, na Provença, onde Van Gogh foi internado e se suicidou.


H. Saint Rémy-de-Province, Arles/FR – outra clínica psiquiatra onde Van Gogh esteve internado e onde “internei" Rachel...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial