maio 18, 2024

1941

Jornal impresso. 

Fonte de informação que não será adulterada na posterioridade.

Prova histórica.


"Desafia descrição o que foi, ou o que são ainda as cenas verdadeiramente dramáticas causadas pela calamidade q assolou o nosso estado nestes primeiros dias de Maio em curso.

Embora ainda  seja dificílimo tomar-se pulso firme da situação em geral, pois os informes conhecidos são apenas parciais e bastante imprecisos, pode-se afirmar q o povo do Rio Grande do Sul foi colhido em cheio pela maior hecatombe conhecida em sua história.

Vidas humanas têm a se lamentar, além de prejuízos incalculáveis de ordem material quer o comercio, na indústria, na agricultura, etc.

De quase todos municípios do Estado chegam noticias de como foram angustiantes as provações sofridas pela sua população.

(...) mais de 60.000 pessoas foram atingidas

(...) Por varias dias Porto Alegre ficou as escuras

(...) as águas davam pela cintura de um homem na Rua da Praia

Já ontem, porem, apesar do declínio das águas, se registra de forma muitíssimo lenta, a situação firmou-se bastante melhor, com o parcial restabelecimento do serviço de água potável e luz, estando, mesmo, isto desde às 18 horas de sexta feira,, em funcionamento  os bondes de varias linhas. Por ouro lado era considerado ótimo o estado sanitário da cidade e o mesmo se dizia quanto a ordem pública, nada havendo de anormal pelas esferas da Policia.

(...)

Arroio do Meio, Venâncio Aires,  Santa Maria, São Borja, São Jeronimo, Montenegro, Caí,  São Leopoldo e muitos outros...

(...)

O interventor do vizinho Estado de Santa Catarina remeteu 30 contos de reis para auxilio às vítimas da enchente."

 


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial