maio 24, 2015

POVO ROMA: OPTCHÁ!



Ciganos, também conhecidos como boêmios, gitanos, calons, quicos, calés e calós. A ONU os considera “romani”. Povo migrante, nômade,que no decorrer de sua história foram perseguidos e passaram por diversos extermínios e diásporas.
Segundo os pesquisadores, os anos de 1555 e 1780 foram particularmente marcados por atos de violência contra os ciganos, em muitos países europeus.
Mas é durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que cerca de 200  a 500 mil ciganos foram exterminados nos campos de concentração nazistas. Entre os roma, o massacre é denominado de porajmos e começou a ser recuperado pela historiadores somente a partir dos anos 1970.

Na minha cidade...
... também há ciganos. Compram casas, às vezes acampam. Rareiam. Dizem que fazem uma bagunça. Dizem. Se um compra apartamento, os demais imóveis no  prédio, desvalorizam. Dizem. Um dia, em frente ao hospital, vários deles, agitados. Depois contaram que é sempre assim. Vem um, vem todos. Todos os dias. Um clã muito unido.



Em 2010, o governo do presidente francês Nicolas Sarkozy promoveu a repatriação de ciganos para a Romênia e para a Bulgária, gerando a maior polêmica mundial.
Cerca de 51 acampamentos ciganos foram evacuados e desde julho de 2010 a França repatriou pelo menos mais de 8 mil cidadãos romenos e búlgaros.
Nada estranho quando é sabido que a França colaborou com a Alemanha nazista durante a 2ª Guerra.



Na minha cidade...

...às vezes, grandes grupos ciganos com suas barracas, pandeiros, violões e panelas de alumínio e pilhas de cobertores acampavam atrás da nossa casa. Ficava eu e minha amiga espiando da cerca a liberdade daquelas crianças de cabelos lisos e faces morenas, meninas de saias e tranças longas correndo e gritando enquanto nós tínhamos que decorar a tabuada. Não sei, a vida de cigana sempre me pareceu mais emocionante e divertida. Mas cresci ouvindo que se aconteciam furtos na cidade, a culpa era dos ciganos.

Como é fácil parir um preconceito e embalar um ódio.




O antropólogo José Pereira Bastos, professor da Universidade Nova de Lisboa, afirma que "enquanto o racismo na América voltou-se contra os antigos escravos africanos e indígenas, o racismo europeu sempre focou em seus antigos escravos ciganos. A atual perseguição na França e Itália confirma este fenômeno".
Os ciganos são a maior minoria étnica da Europa, com uma população entre 10 e 16 milhões de pessoas.

Na minha cidade...


Agora tudo é tão moderno que as ciganas nem pedem mais para ler minha mão. E acho que as mulheres não usam mais várias saias, sobrepostas. Uma pena, tão lindas. Lenços nas cabeças, pulseiras douradas, tachos para vender e minha vó assustando: “cuida porque eles te levam.” Imagina! Os ciganos veem Deus em todos os lugares. 
Não roubariam uma praga como eu.


Em 2012, o Ministério Público brasileiro pediu a imediata retirada de circulação, suspensão de tiragem, venda e distribuição das edições do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, alegando a publicação discriminatória e preconceituosa em relação à etnia cigana.

A palavra "cigano" trazia no dicionário o significado: "que ou aquele que trapaceia; velhaco, burlador" e "que ou aquele que faz barganha, que é apegado ao dinheiro; agiota, sovina".

O meu velho Aurelião diz a mesma coisa. E a gente cresce quadrada de preconceitos.

O estado de Minas Gerais possui o maior numero de acampamentos ciganos do país, segundo levantamento da Associação Internacional Maylê Sara Kali (AMSK), a partir de dados de pesquisa realizada em 2011 pelo IBGE.



 No Brasil, há acampamentos ciganos em 291 municípios, 58 deles em Minas, quase 800 mil ciganos no país.
“A ausência de políticas públicas é mais evidente entre as comunidades Calom que, até hoje, mantêm a cultura do nomadismo, mais por necessidade do que por apego à tradição.” - conforme a Agência Brasil.


Hoje, 24 de maio, é o Dia de Santa Sarah Kali, a padroeira dos roma  e o Dia Nacional dos Ciganos.
Sua imagem é coberta de lenços, sendo ela uma protetora da maternidade. Mulheres (romi) que não conseguem engravidar e mulheres que pedem por um bom parto, ao terem seus pedidos atendidos, depositam aos seus pés um lenço (diklô). Centenas de lenços se acumulam aos seus pés.
Santa Sarah é a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados. Embora uma santa da Igreja Católica, canonizada em 1712, até hoje a própria Igreja omite o seu culto.
Não se conhece a razão exata que levou os ciganos a eleger Santa Sarah como sua padroeira, mas foi ela quem os converteu ao Cristianismo.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial