SEU MANOEL
Aos poucos, as pessoas conhecidas e marcantes dessa província vão partindo. Todos nós iremos. Uns antes, outros mais tarde. Manoel da Silva nasceu em Vila Sério, em 1933. Era filho de José Caetano e Generosa Antonia da Silva. Casou em segunda núpcias com Enira, cohecida por todos como dona Moça. Foi pai de quatro filhos.Um pouco de sua história no livro "Um baile misturado: (sobre)vivências LGBT e negras no Vale do Taquari", de Jandiro Adriano Koch.
Seu Manoel veio para Lajeado aos 19 anos. Começou a trabalhar abrindo valetas para instalar as tubulações da Corsan, no Morro dos Negros, depois bairro Hidráulica, e onde morou quase toda a sua vida.
Quando eu curtia o Bistrô Neruda, na Borges de Medeiros, em Lajeado, seu Manoel aparecia seguidamente para invocar o passado e relatar causos do seu tempo, dos dois casamentos, do serviço na Ceee, da fundação da Escola de Samba Treze de Maio, dos Acadêmicos da Alegria, dos prefeitos (o melhor, o pior!), das promessas nunca cumpridas....
Um dos nossos ultimos encontros foi num carnaval de rua, no valão. Tenho certeza, de que seu Manoel fez pela cidade o que muito babaca nunca há de fazer. Ainda bem que tive a oportunidade de falar isso para ele nesses seus 91 anos de vida.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial