março 04, 2024

“SUA VISITA CHEGOU!”



Na infância, nossas férias de verão eram em Cruz Alta, na casa dos meus avós paternos.

Lembro do quintal como se fosse hoje... Verde, misterioso, às vezes a bruma fina da madrugada pairava sobre as árvores e os recantos quando eu madrugava para investigar o pátio. 

Lembro da gemada bem branquinha no café da manhã e dos sorvetes caseiros, antes de dormir. Das tardes no Clube Arranca e dos carnavais d’água, em fevereiro. Das brincadeiras com primas e primos. Dos livros, muitos livros, e os brinquedos que haviam pertencido aos nossos pais.

 

Quando algum adulto aparecia para ver minha vó, Maria a encaminhava ao jardim de inverno, ou se muito importante, à impecável e sempre proibitiva saleta com sua porta dupla de vitrô.

A gente escutava lá do quintal: “Dona Normélia, sua visita chegou!”

A visitante podia ser dona Iracema, dona Mafalda ou o tio Luderites.

Relembro, porque criei a oficina literária “Sua visita chegou!”.

A ideia surgiu de uma amiga, com os pais idosos. 

Ela contou que ficava tranquila quando o educador físico vai a casa deles para exercitá-los: “Durante uma hora sei que estão bem acompanhados e relaxo.”

Exercícios físicos eu não posso ensinar.

Mas, fortalecer os neurônios com exercícios literários, posso! 

Entra em cena a criatividade, as lembranças, o desenvolvimento da psicomotricidade fina, das habilidades cognitivas, da concentração e percepções que tanto ativam os neurônios.

“Sua visita chegou!” vai até você. Ou a sua mãe, o seu pai. 

Durante uma hora e meia estaremos lendo, pensando e escrevendo, em uma verdadeira terapia literária! Porque escrever é afastar a solidão. É revirar os afetos e as dores. É fantasiar a partir do nosso íntimo.

Havendo interesse, entre em contato, agende a visita!

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial