março 04, 2024

CENSURA VIVA

A diretora Janaína Venzon, da Escola Ernesto Alves de Santa Cruz do Sul, publicou um vídeo em uma rede social criticando o livro “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório: “vulgar, com um vocabulário de baixo nível e inadequada para estudantes do Ensino Médio.”

 "As obras literárias estão sendo escolhidas pelo Governo Federal. Desconheço o critério de escolha por parte do Governo. Só penso que deveriam analisar antes, para depois enviar para as escolas trabalharem", opinou.


O caso repercutiu e a diretora foi acusada de censura. O autor da obra também se manifestou após o vídeo que a diretora publicou.

Em nota, Tenório destacou que o livro foi avaliado pelo governo federal em 2021, ainda no governo Bolsonaro, e a própria diretora assinou a ata de escolha do livro.

Jeferson Tenório foi o patrono Feira do Livro de Porto Alegre, em 2022 e o seu livro  venceu o Prêmio Jabuti de 2021, na categoria Romance Literário, quando faz uma crítica ao racismo no Brasil. Os direitos de publicação foram vendidos para mais de 10 países, e já recebeu adaptação para o teatro. 

E o escritor e cineasta Boca Migotto?

Muito “comunista”,  né? Aí uma parcela do povo de Carlos Barbosa pediu seu cancelamento  de  patrono da Feira do Livro. Isso que Migotto nasceu na cidade. Acabou a feira sem patrono. Fez bem.

É todo dia uma bomba cultural nesse país. 

Vixi!


 


 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial