fevereiro 22, 2024

ASFALTO...


Só é bom para rodovias. E ninguém me convence que é necessário dentro de uma cidade onde não há  transito pesado. Ninguém me convence que é uma mão de duas vias pra época de eleição. Eu te ajudo, tu me ajuda...

O asfalto envelhece e se desintegra com rapidez. Precisa ser substituído após 10 ou 15 anos, e muito antes, a conta do desgaste: buracos e rachaduras que permitem a entrada de água. Em tempo de dengue, uma beleza!


Pode ser mais barato inicialmente do que outros materiais de revestimento, mas o corte de custos aparece.  Barato, uma ova! Ao longo do tempo, muito mais caro.

A gente anda pela cidade e vê os retalhos, os buracos no asfalto. Sempre q constroem um prédio, o asfalto logo é cortado. E sabe lá quando arrumado.  Talvez, em época de eleição.


Com paralelepípedos, a manutenção pode facilmente levantar pedras individuais para acessar o solo abaixo, que depois são substituídas quando terminam o trabalho.

Todo mundo sabe que o asfalto absorve muito mais o calor. Pode chegar até 14°C mais quente do que outras superfícies! É um horror caminhar em dias quentes por Lajeado. Especialistas dizem que o asfalto aquece até os edifícios próximos as ruas, aumentando a demanda de energia para o ar-condicionado.

O asfalto tem uma drenagem ruim, que repele a água ao invés de permitir que permeie o solo. Isso contribui significativamente para problemas de inundação, pois a água não tem para onde ir além de transbordar pelos meio-fios e se acumular em outros lugares, sobrecarregando bueiros e esgotos.  Lajeado, campeã das enchentes, vê as cimentadas e o asfalto represarem as águas, ágil para reter a enchente, demorando mais para baixar.


Ruas com paralelepípedos - os espaços entre cada peça permitem uma pequena quantidade de fluxo de ar, liberando as águas. E à medida q envelhecem, ficam ainda mais bonitos, dando um toque diferenciado e personalizado à rua, com musgo ou líquen que encontram lugar para se fixar.

O asfalto é feio, muito feio. Sem falar na poeira escura que libera. Olha o que minha cidade conseguiu fazer com essa ruazinha? Pelamorrr.... Em condomínios de classe alta tu não vê asfalto. Em bairros de ricos também não. Ninguém quer a sua rua com cara de rodovia. Só os toscos provincianos. E os prefeitos que lucram muito.

Ruas de paralelepípedos podem durar 150 anos ou mais. Taí a histórica Via Ápia, em Roma, com sua rua de mais de 2.000 anos! Sem falar que é muito mais bonito. Turistas adoram uma rua de paralelepípedos. E o cinema também!

Ó, sempre q você ver uma rua ganhando cobertura asfáltica, pense... Pense q alguém tá levando o seu.

Informações https://devonzuegel.com/


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial