outubro 11, 2021

ESTANCIA AZUL, EM QUARAHY


 Cinco por cento das comunidades alemãs no Rio Grande do Sul eram  simpatizantes do nazismo -  durante o governo do Estado Novo, de Getulio Vargas.

Os núcleos que aderiram à proposta de extrema-direita, em sua maioria, eram empresários ou membros de alto poder nas comunidades teutônicas. Imagina isso aqui no Vale do Taquari e Rio Pardo, núcleo fascista até hoje!

Hitler conhecia o legado germânico  no sul e  pretendia transformar  a região numa espécie de Nova Alemanha, um núcleo de resistência do seu governo, em caso de derrota na guerra - afirma o diplomata Sérgio Corrêa da Costa, que atribui ao Führer a ideia de que "Criaremos no Brasil uma nova Alemanha. Encontraremos lá tudo de que necessitamos".

Falávamos sobre isso, enquanto eu pesquisava a história da família nos álbuns de fotografia da minha mãe. 

De repente me deparo com a foto de Getúlio Vargas na rede, atrás dele, devidamente assinalados por meu avô:

Xavier do Valle, delegado de polícia de Quarahy. Tancredo Vidal, delegado de polícia de Porto Alegre. Prof. Bento Lima Jr e o Consul do Brasil em Artigas.

Fiquei com medo de descobrir coisas que eu nem imaginava. Meu avô era da maçonaria. Getúlio  foi contra... Getulio mandou Olga Benário para a Alemanha... Melhor não mexer nos ossos mortos do passado. Será que teremos ainda um replay? Tudo tem um botão de volta...

Mas, eu só queria descobrir quem era a menina na cadeira, entediada.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial