setembro 30, 2021

ESTÁTUAS DO BEM VERSUS ESTATUAS DO MAL

Há cinco anos, o jornal O Estadão divulgava que 8,9% dos brasileiros se declaravam ateus.

Entre eles, Chico Buarque, Camila Pitanga, Drauzio Varela, Karnal...  - dá uma googleada e pesquise, sê curiosidade

 Deus, como uma força superior que rege o destino?

 Deus que trata maldosamente a humanidade como se marionetes?

 Às vezes, parece mais fácil crer no Diabo e suas maldades seculares, que incentiva as guerras – desde a sua primeira, que aconteceu na Suméria, hoje Iraque contra o Irã, em 2700 a.C, tudo por conta do que uns tinham e outros não. E ainda as guerras civis na China, na Rússia, dois Estados Unidos, a dos 30 anos entre católicos e protestantes.  

Sim, a pata do Diabo na dizimação indígena em todo planeta, na crueldade da escravidão que atravessou séculos desde os tempos da Mesopotâmia, no holocausto de 6 milhões de assassinatos.  

O Diabo da miséria, dos campos de refugiados, das maldades inimagináveis cometidas contra crianças e mulheres.  

Deve ser por isso que a sociedade e os artistas não homenageiam Satanás. É uma imagem grotesca. Mesmo assim, em Segóvia, na Espanha, tentaram emplacar uma pequena estatua do demo.




 A cidade guarda uma lenda que diz que Satanás foi enganado para construir o famoso aqueduto da cidade, erguido pelos romanos no século 1.

Só que os moradores não curtiram esse  diabo que sorri ao tirar uma selfie com um smartphone - seria amigável demais. Ora, quiseram emplacar logo na Espanha que é tão crente!


Mas, em Lübeck, na Alemanha, quando operários construíam a igreja St. Mary's, século 13,  dizem que o próprio Satanás parou no local da construção para ver o que estava acontecendo. 

Os trabalhadores, com medo de contar a verdade, disseram ao diabo que estavam construindo um magnífico bar de vinhos.

Quando descobriu a farsa, o  demo se preparou para destruir a igreja. Mas um operário sagaz  prometeu-lhe que construiriam um bar de vinhos no mesmo bairro. 

E Lübeck construiu a taverna Ratskeller do outro lado da rua da igreja. E o diabo ganhou uma estátua.

Talvez por isso proliferem estatuas de divindades bondosas em  todos os lugares do planeta. Para lembrar aos homens e mulheres que o bem deve vencer o mal.


Pensei nisso quando li que a cidade de Encantado convidou uma criatura desprezível e maldosa como Bolsonazi para inaugurar a estátua do Cristo Protetor. 

Santa estupidez. Coitado do Cristo. Já nasce com uma cicatriz diabólica.

 

 


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial