agosto 07, 2013

A DAMA DA VIOLA


Helena Meirelles nasceu no dia 13 de agosto de 1924 em Bataguassu, Mato Grosso do Sul.  Quase uma ilustre desconhecida, se não fosse, um dia,  reconhecida por estrangeiros como uma das mais talentosas compositoras e violeiras do Brasil. 

A revista estadunidense Guitar Player  - com voto de Eric Clapton – a elegeu como uma das cem melhores instrumentistas do mundo por sua atuação nas violas de seis, oito, dez e doze cordas, em 1993.

Em 2012, foi incluída na lista dos 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão - Categoria: Raízes Brasileiras -  da revista Rolling Stone Brasil.

Sua música é reconhecida como expressão das raízes e da cultura da região. Sua primeira apresentação profissional em um teatro foi aos 67 anos. Em seguida gravou dois discos: Helena Meirelles e Flor de Guavira.


Helena nasceu em uma fazenda no pantanal vivendo entre peões, violeiros e índios caiapós. Mesmo fascinada pelo som das violas caipiras, a família não permitiu que a menina aprendesse a tocar. Azar:  o aprendizado se deu por conta própria quando vivia na Fazenda Jararaca. Aos nove anos já deslumbrava o povo daquela região.

Aos 17 anos, pressionada, a violeira se casou. Não demorou muito fugiu com um paraguaio que também tocava violão e violino. Deixou para trás onze filhos e acabou violeira em inúmeros bordeis e nos bares de beira de estrada, como se vê no filme de Francisco de Paula, A Dama da Viola, que traz depoimentos de amigos, filho e do seu terceiro marido, Constantino, com quem ficou junto por  mais de 35 anos até o dia em que Helena desapareceu novamente. 

Trinta anos depois, doente, foi encontrada por uma irmã que a leva para São Paulo, onde é descoberta como artista e ganha reportagem cheia de elogios na revista Guitar Player. 

Helena Meirelles morreu em 2005, em Presidente Epitácio, São Paulo.
Nessa vida vivida foi também parteira, lavadeira e benzedeira. 
E se viva fosse, completaria na próxima terça-feira, 89 anos.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial