julho 30, 2013

A FILHA DE GALILEO

Galileo by Tintoretto

Galileo Galilei, físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano, personalidade fundamental na revolução científica.... Leio  que esse aquariano  nunca se casou. Mas manteve um breve relacionamento com Marina Gamba,  mulher que conheceu em uma de suas muitas viagens a Veneza.  Na casa de Galileo em Pádua, Marina deu à luz três filhos.  Virgínia (soror Maria Celeste) em 1600 e Lívia (soror Arcângela) em 1601. Em 1606 nasceria Vincenzio que ganhou o nome e a profissão do avô, tornando-se um tocador de alaúde em Pisa.


A filha Virgínia chegou a escrever  124 cartas ao seu pai, que serviram de consolo a Galileo durante os dez longos anos que passou em prisão domiciliar por  ordens do Tribunal do Santo Ofício, entre 1623 e 1633.


Essa correspondência, arquivada na  Biblioteca Nacional de Florença, foi estudada pela escritora norte americana Dava Sobel e publicada em 1999.

“Como eu não tenho nenhuma célula do meu próprio para dormir, Irmã Diamanta gentilmente me permite compartilhar dela, privando-se da companhia de sua própria irmã, por minha causa. Mas o quarto é tão amargamente frio, que com a minha cabeça tão infectado, eu não sei como eu vou ficar bem, a menos que você pode me ajudar, me dando um conjunto dessas brancas de cama enforcamentos que você não vai querer agora. 
Eu ficaria feliz em saber se você pode me fazer esse serviço. 
Além disso, peço-lhe que tenha a bondade de me enviar o teu livro que acaba de ser publicado, para que eu possa lê-lo, pois tenho um grande desejo de vê-lo.”

De San Matteo, a 21 de novembro de 1623.

Sabe-se que Virgínia - ou soror Maria Celeste - foi uma dedicada boticária. Chegou a inventar pomadas, pílulas papais, incensos de açafrão e aloé, doces de cidra e de limão e outros elixires caseiros, que — com bafos de laranja e peras cozidas e rosas e espinhos e folhas verdes, que serviam para fortalecer o pai nos seus estudos e protegê-lo das doenças epidérmicas.

Galileo, que descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vênus, quatro satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e a Via Láctea, considerado o mensageiro das estrelas, sobreviveu à filha, que morreu em 1634

Os  últimos anos de Galileo, de 1634 a 1642, foram de grande sofrimento, tanto pela renuncia de suas opiniões científicas, pela solidão familiar como ainda pela cegueira, mas que lhe proporcionaram ao mesmo tempo inspiração e angústia. 

O corpo de Galileo foi transladado para uma das várias capelas particulares das melhores famílias florentinas da Basílica de Santa Cruz, em frente ao túmulo de Michelangelo, em 1737. No mesmo local, Maquiavel e o compositor Rossini, do Barbeiro de Sevilha. 

A História me fascina... Turismo, não.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial