outubro 27, 2010

SE CONSELHO FOSSE BOM...

BYUN from thismustbetheplace on Vimeo.

Você fica olhando desanimado para as gavetas entulhadas de tralhas: lenços e meias desparceiradas misturados a papeis e carteiras velhas e mofadas, e ainda embalagens de remédios pela metade com sabonetes e camisetas com manchas do tempo. Vai procurar algo e precisa vasculhar entre aquelas porcarias que você guarda há tanto tempo e que nunca precisa. Ou usa. Talvez, até ache. Fecha as gavetas, fecha a porta do armarinho e vai tratar da sua vida, sem tempo para examinar aquelas “preciosidades” e jogar fora.

Respire fundo.

Assim é a sua história pessoal.

Cheia de escaninhos, gavetinhas e prateleiras abarrotadas de inutilidades. Tudo aquilo que o impede de viver. Você não tem tempo de examinar suas gavetas internas. As lembranças boas e ruins vão se acumulando. Você não faz nada para separá-las. Assim, você não se liberta. Adia uma semana. Meses. Os anos passam e... Nada.

Pode-se viver uma vida inteira guardando coisas que não precisamos.

Pode-se viver mal com coisas que perderam o sentido de ser.

Pode-se sofrer um infarto e emudecer e todo seu lado direito atrofiar. Claro que pode.

E você ainda viver muitos anos desse jeito sem conseguir se comunicar ao redor. Já imaginou trancafiado na sua própria desorganização? Com seu acúmulo de ressentimentos? De frustrações? De raivas? De cobranças?

Utilidade pública: limpe suas gavetas e guarde só o que realmente tenha significado na sua vida.

Antes que seja tarde.

* * *

Durante a caminhada pelo bairro ela viu os três velhos sentados na mesa, bebendo. A mesa estava na calçada e quase impedia as pessoas de caminharem. Quando chegou perto, não encarou os três, mas ouviu um deles dizendo “é química, é veneno, ta tudo envenenado.”

Ela ficou com vontade de sentar-se à mesa e escutar o resto da conversa. Mas continuou com seus próprios pensamentos em concordância com os bebuns: está tudo contaminado. Os jornais já alertaram. Pelo visto alguém mais leu.

O tomate perdeu o sabor e o cheiro. Graças aos agrotóxicos. Cenoura, idem.

O morango com gosto de isopor recebe um veneno chamado vinclozolina. O mesmo utilizado no feijão. E as galinhas que recebem ração com hormônios botam ovos com hormônios? Perigo, alerta: invisível, o alimento vai nos transformando. Vamos adoecendo. Até o espermatozóide está sofrendo mutações. Ela viu na tevê.

Utilidade pública: deixe os morangos, as maçãs, as cenouras, os verdes mergulhados numa solução de bicarbonato de sódio. Uma colher de sopa do pó para cada litro de água. Os vegetais devem ficar de molho por até meia hora e, depois, precisam ser lavados em água corrente. Cuidado com as bactérias que matam.

Agora você tem pela frente uma eleição. Talvez, o resultado não mude sua vida. Não mude o destino do país. Minha sugestão?

Jogue fora o que atrapalha sua vida e tente se alimentar com produtos sem agrotóxicos.

E vote convicto. Se, possível.

* Crônica de hj no A Hora




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial