agosto 08, 2010

MEU SANTO INÁCIO...

Felipe Klein*
8

fui na missa. por penitência, expurgo e solidariedade. já entraram cantando sobre os q moram embaixo da ponte. duvido q os fiéis saibam, o padre saiba. du-vi-do. missa no salão paroquial pq a igreja ta em reforma. esse salão que outrora abrigou flagelados e apenados, hj os digníssimos membros católicos. era uma missa especial. impressionante como não se acha conforto sequer compreensão para momentos difíceis nessas celebrações. palavras vazias, cantorias ultrapassadas: os bem intencionados estão fora da realidade, mas deve ser por mando do seu bispo. “por nossas fraquezas humanas, Senhor, tende piedade”. não, não tenha, Senhor: aquele ali mandou derrubar um monte de arvores. aquele outro trai a mulher. aquela é fofoqueira. a outra, invejosa. e aquele paga e trata muito mal os funcionários. e por aí vai e eu não louvo o suficiente. mas tenho fé, juro. hj inicia a semana nacional da família, disse o padre. a família mudou, alguém avisa aí e favor não discriminar. de tudo gostei da frase “o tempo presente tem o peso da eternidade.” claro, não tem princípio nem fim. é intemporal. a gente apenas contempla misticamente. lembrei do velho na praça perguntando: viver depressa pra que? ai, jesus, não me ferra. a comunhão fica para uma próxima quando a alma mais branda e dadivosa.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial