julho 16, 2024

E A KOREA, HEIN?


Recordo, não sei como, no dia 1º de 2021 fomos passear pelo interior, aqui na região. Fui conhecer uma antiga biblioteca em Linha Andreas. Lembro bem porque à noite, uma notícia nas redes chamou minha atenção. O aborto na Coreia do Sul deixava de ser crime ou prática ilegal:

“O direito à interrupção voluntária da gravidez, antes só aceito para vítimas de estupro ou em casos de risco à saúde da gestante, agora é extensivo a todas as mulheres.”

 A lei que criminalizava o aborto havia caído enquanto eu passeava por Linha Andreas, interior do Vale do Sampaio. Algo contra... A taxa de natalidade sul-coreana é a mais baixa do mundo. No entanto.... Tatuar é crime! Como pode?

A Coreia do Sul, ou Tigre Asiático, é conhecida pelo seu desenvolvimento tecnológico  - importante produtor de chips - e pela banda BTS e várias bandas K-pop, ou seja, abreviatura  de Korean pop,  um fenômeno musical que vem conquistando o mundo... adolescente, diga-se.



Conforme fontes da Internet, 57% da população de 51.305.000 habitantes (2017) é formada por ateus. Os demais, 28% consideram-se cristão e 15% são adeptos do budismo, introduzido no país no  ano 372 d.C. Algo a ver com a descriminalização do aborto?


Voltando a Coreia, o meu interesse surgiu quando, há poucos dias, vi no Instagran uma foto do maestro da Ospa, Evandro Matte, junto a uma escultura de livros em uma cidade da Coreia do Sul. Pensei: não deve ser a única. Fui pesquisar!


Sim, há varias esculturas e estátuas para lembrar a importância dos livros. Seul tem dezenas de lindas bibliotecas na cidade e deve ter centenas de livrarias. Isso num país que desenvolveu os primeiros livros didáticos digitais no mundo, distribuídos de forma gratuita aos estudantes do ensino primário e secundário até 2013.

Então tá! Agora vou escrever uma carta ao governo sul-coreano e pedir uma passagem para conhecer o país.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial