dezembro 23, 2023

MAHMOUD DARWISH


 Mahmoud Darwish  (1941-2008) foi um poeta palestino. Para Saramago, “Il più grande poeta del mondo”-  ao mesmo tempo um poeta da sua aldeia.  Ficou conhecido na sequência do seu poema 
Bilhete de Identidade:


"Escreve!
Sou árabe.

Roubaste os pomares dos meus antepassados
e a terra que eu cultivava com os meus filhos;

não me deixaste nada,
exceto estas rochas;
Para a sobrevivência dos meus netos
Mas o vosso governo vai também apoderar-se delas
… ao que dizem!
… Então
Escreve!

bem no alto da primeira página

que não odeio os homens

que eu não ataco ninguém

mas... se tiver fome

comerei a carne

de quem violou os meus direitos

e cuidado... cuida-te

com a minha fome

e minha raiva!"

 

 Primo Levi (1919-1987) é um escritor italiano. Escreveu "Isto é um homem?", a história de um cara em busca de um sentido para viver.  Antes, Levi foi prisioneiro no campo de concentração de Auschwitz. Será que ele apoiaria o extermínio dos palestinos realizado pelos seus "irmãos" hebraicos? É de se suicidar, mesmo.



 

 

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial