dezembro 20, 2023

#HOTEL LOBO

Garopaba é linda de noite. E de dia. 



É linda antigamente e hoje!

O centrinho histórico funciona como um ímã pra gente que curte a praia desde o final dos anos 70. 

 Tem a pracinha, antigamente, local para os artesões exporem suas peças. Na foto, ainda potreiro! E a capela dedicada a São Joaquim, padroeiro de Garopaba. 


Preservada!
 
Aliás, todo o centrinho foi restaurado e ainda criaram  avances charmosos para os turistas desfrutarem da brisa e da preguiça. O Hotel Lobo fica bem próximo da praia, nem uma quadra.


Na ultima vez que visitei Garopaba, agora em dezembro, a gente se hospedou lá. E no último dia, da sacadinha do quarto, avistei o senhor de óculos escuros, na cadeira de rodas. Desci.


- Seu Iris?
- Sim?
Apresentei-me. Antes que ele dissesse "e daí", emendei:
- Já venho no seu hotel desde os anos 70.

Ele sorriu e a prosa correu solta.


O Hotel Lobo deveria constar como patrimônio cultural de Garopaba como é a capela de São Joaquim e de quem meu entrevistado é devoto.

Seu Íris nasceu em Armação, hoje Governador Celso Ramos. O pai era pescador. Por volta dos seus 10 anos, a família se mudou para Garopaba. 

E aqui, conheceu dona Vanda, com quem se casaria aos  26 anos.  Dessa união, os filhos: Ivaldo, Ivânio, Ilton, Íris, Írlon e Maria Aparecida.


- A gente estica a perna conforme o cobertor - quando se refere aos negócios que desenvolveu na vida: bar, armazém, sorveteria, loja de ferragens, padaria, o primeiro posto de gasolina e o primeiro hotel de Garopaba.


- Nos anos 60, quando chegava alguém de fora, parava em frente a nossa casa e pedia pouso. Aí a gente emprestava um quartinho.  Com o tempo, veio a ideia do hotel. Em meados dos 80, pegou fogo. Reconstruímos e hoje o Hotel Lobo conta 60 anos.

Seu Íris foi vereador em 1963, quando Garopaba  foi  emancipada. É desse tempo a lei que salvou a cidade de virar uma Camboriú:


- Aprovamos um plano diretor que impedia construções com mais de 2 pisos e as ruas precisavam medir 10m de largura. Naquele tempo vereador não era emprego... No governo de Orestes de Araújo foi construída a  rua principal, com três carros de boi carregado de barro, porque antes era um caminho só de areia.

Lembrei-lhe q em 77 havia uma plaquinha de madeira, desbeiçada, para indicar a entrada na BR 101. Veículo que passasse mais rápido, nem percebia.

 


Nessa entrada, os moradores com carro de boi torciam por chuva. Era a forma de ganhar uns cruzeiros para desatolar os fucas e variantes que tentavam chegar até a beira da praia de Garopaba – conta um rapaz na recepção do hotel, que voltou a viver em Garopaba e já ouviu essa história do pai que ouviu do seu próprio pai. 


Quando falamos em governo, seu Íris lembrou Getúlio Vargas e o catarino Nereu Ramos que assumiu por brevíssimo tempo a presidência do país.

-Políticos são bons de ilusionismo, né?


Não deu ouvidos à implicância, e lembrou que gostava de dançar e de viajar:
- Fomos até Belém. E também ao Uruguai e Buenos Aires. Sempre de carro.


Seu Íris e dona Vanda já comemoraram Bodas de Ouro:
- Foi uma festa bonita, com mais de 400 pessoas, entre parentes e amigos.
- E como se comemora um casamento tão longo?
- Tem que ter paciência. E um sempre tem que ceder...


Íris Baldança Lobo, 99 anos, sabe da vida. Muito mais do que você e eu, juntos. Viu duas grandes guerras, cinco constituições brasileiras, oito papas, 28 presidentes - democraticamente eleitos, ou não.

Quero lembrar que só existe uma forma de apagar um nome: o esquecimento. Sei bem como é. Talvez um dia seu Íris vire nome de rua ou de praça ou de condomínio, que não param de brotar em Garopaba. 

O progresso derruba o mato, constrói em cima de área pantanosa, polui  as praias... No auge do verão, a população de mais de 23 mil alcança fácil os 140 mil, que se espalham pela praia do Siriú, a  minha preferida. Tem ainda a Ferrugem e a Silveira para surfista nenhum botar defeito.  E a pacata Vigia.

Tem dias de nordestão, tem dias lindos, tem o sorvete de butiá da Gelomel.


Visite antes que seja totalmente destruída pela ganância de construtores e investidores

que vão molhar as mãos dos políticos e liberar para construções de edificios.


PRESERVE!


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial