outubro 24, 2022

GETULIO


Integrantes do Grêmio Procópio Ferreira de Santa Cruz, no Palácio do Catete, 1951.

Em 2008, a mãe contou em um blog sobre a passagem de Getúlio Vargas por Santa Cruz do Sul, quando fazia campanha para a presidência:  "No ano de 1950, acho."


O avião, no qual o ditador viajava, parou para abastecer no aeroclube da cidade:

“E o povo se mandou como podia: de carro, carroça, bicicleta, correndo pelo acostamento da estrada empoeirada. Ninguém queria perder a oportunidade de ver o presidente mais popular que o Brasil já teve.

Quando a porta do avião abriu e ele apareceu com o seu sorriso e abanando para o povo foi uma loucura coletiva. Gritavam (eu também) Getúlio! Getúlio!  com o braço erguido, as veias do pescoço saltadas...  E quase explodiram o avião, com toda comitiva que o acompanhava, de tão grande o foguetório sobre a aeronave.

Os maus políticos acabaram com as ilusões do povo, aliás, esse desencanto com os políticos é mundial...  O positivo é que um novo Hitler dificilmente teria vez.”

 *

Incrível, né mãe, dez anos depois dessa tua postagem, os brasileiros elegeram um similar genocida, psicopata e dos maiores corruptos que o país já viu.  E a zinha da nossa cidade apoiou também.

 



 

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial