março 11, 2022

LINHA DO TEMPO ANOS 2000


 

DUAS DÉCADAS DE 

“OLHOS CANSADOS E SONOS EMBAÇADOS...”

 

2000 -  BRASIL: FHC é o presidente do Brasil. Vazamento em duto da Petrobrás derrama mais de 500 mil litros de óleo na Baía de Guanabara. Salário mínimo: 151 reais. RUSSIA: Putin é eleito presidente. Submarino nuclear Kursk afunda no Mar de Barents. EUA: Busch é eleito presidente.

2001 – BRASIL: o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL/BA)  renuncia em meio a denúncias no escândalo da violação do segredo do painel eletrônico; Coronel Ubiratan Guimarães é condenado a 632 anos de prisão pela morte de 102 presos do Massacre do Carandiru. Taxa de desemprego é de 11,2%. EUA: Busch assume a presidência; aviões dos Estados Unidos e do Reino Unido bombardeiam o sul do Iraque, o dono da segunda maior reserva petrolífera mundial e em cujo subsolo repousam dois terços do petróleo ainda existente no planeta; inicia a “Operação Liberdade Duradoura” com ataques ao Afeganistão; ataque aéreo ao World Trade Center, ao Pentágono e na Pensylvania pela Al-Qaeda;  promessa de reduzir em dez anos o arsenal de ogivas nucleares de 7 036 para um total entre 1 750 a 2 200 unidades; lançamento da wikipedia. RUSSIA: Tropas começam a retirada da Tchetchénia. ÍNDIA e PAQUISTÃO: posicionam seus mísseis nucleares para um possível ataque. SERVIA: Milosevic é entregue ao Tribunal Penal Internacional em Haia, acusado por crimes contra a humanidade durante o conflito em Kosovo, em 1999.

2002 – BRASIL: O coronel Mário Colares Pantoja é condenado a 228 anos de prisão pela morte de 19 sem-terra no Massacre dos Carajás; FHC inaugura o Sistema de Vigilância da Amazônia em Manaus; Lula, do PT, é eleito presidente com mais de 52 milhões de votos. EUA: Bush afirma que Irã, Iraque e Coreia do Norte formam o “Eixo do mal”; guerra contra o Afeganistão; o ex-presidente  Jimmy Carter ganha o Nobel da Paz... EUROPA: Entra em vigor a moeda Euro.

2003 – BRASIL: PT lança o Bolsa Família; explosão do foguete VLS-1 no Centro de Lançamento de Alcântara mata 21 cientistas brasileiros; EUA: invasão do Iraque sob a alegação de que o país de Saddam Hussein desenvolve armas químicas e nucleares; com apenas 5% da população mundial, o país consume 27% de todo o petróleo produzido no planeta. CHINA: mais de 2 milhões de carros são vendidos no país.

2004 – BRASIL: PT cria o Enade e as notas do ENEM servem de acesso ao ensino superior em universidades públicas;  Operação Vampiro da Polícia Federal prende 14 acusados do Ministério da Saúde, por fraudes na compra de medicamentos em sua maioria na área de hemoderivados; a maior audiência num único dia no país para descobrir "Quem Matou Lineu", no último capítulo da novela Celebridade... EUA: reeleição de Bush, q admite que o presidente iraquiano Saddam Hussein não possuía armas de destruição em massa; nasce o Orkut, o Facebook. RUSSIA: Explosão do metrô de Moscou; separatistas chechenos invadem uma escola na república russa da Ossétia do Norte.

2005 – BRASIL:  Roberto Jefferson denuncia o Mensalão no governo PT; o O Vice-presidente do Brasil, José Alencar, se filia ao Partido Municipalista Renovador, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus; referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munições, no qual o Não vence com 63,94% e o Sim obtém 36,06% dos votos válidos.  EUA: continua Guerra no Iraque; nasce o YouTube. RÚSSIA:  assina um acordo de fornecimento de combustível nuclear  com o Irã. EUROPA: Angela Merkel, líder do partido democrata cristão, é eleita chanceler da Alemanha. AFRICA: Guerra Civil no Chade, no Iemên, no Nepal, na República Centro-Africana; massacre no Uzbequistão. SÍRIA: retira  os últimos 14 000 militares do Líbano, fim dos 29 anos de ocupação militar nesse país.

Reuters


2006 – BRASIL: reeleição de Lula com mais de 58 milhões de votos; o PT cria por decreto a Reserva Biológica das Perobas, no Paraná. Sancionada no Brasil a Lei Maria da Penha. Anulada a sentença de 632 anos de prisão do Coronel Ubiratan Guimarães pelo Massacre do Carandiru. É encontrado morto no apê. EUA: captura e executa Saddam Hussein e tomam 100% dos poços de petróleo do país. Surge o Twitter. RUSSIA: corta o fornecimento de gás natural para a Ucrânia, por discordância do preço. CHILE: Michelle Bachelet vence as eleições presidenciais. É a primeira mulher eleita para esse cargo na América do Sul.

2007 – BRASIL: Petrobras anuncia descoberta de bacia gigante de petróleo e gás em Santos, estimada em seis bilhões de barris, transformando o país em exportador de petróleo; confirmação como sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. EUA: Al Gore ganha o Nobel da Paz. RUSSIA: finca a bandeira no fundo do Oceano Glacial Ártico, provocando protesto do governo do Canadá. IRAQUE: Ali Hassam al-Majid, o "Ali Químico", é condenado a morte por enforcamento por crimes contra a humanidade.

2008 – BRASIL: a Petrobras anuncia o desaparecimento de arquivos secretos sobre a descoberta da Bacia Tupi, no espirito Santo,  q produz uma média diária de 36 mil barris de petróleo. CUBA: Fidel Castro renuncia depois de quase 50 anos de presidência. EUA: mergulham na maior crise imobiliária e econômica desde 1929. Milhares de americanos perdem as casas por falta de pagamento, indo morar em trailers e nas ruas. RUSSIA: invade território da Ossétia do Sul, na Geórgia e reconhece a independência do país. ÍNDIA: Dez atentados terroristas simultâneos matam 195 pessoas, ferem 400, incendeiam hotéis de luxo e mantêm dezenas de estrangeiros como reféns em Bombaim. TIBETE: manifestações violentas contra a repressão chinesa. SÉRVIA: Preso o ex-presidente Radovan Karadzic, foragido há 12 anos e acusado pela justiça internacional de crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

2009 –  BRASIL: descoberta do pré-sal, segunda maior reserva de petróleo da América. O primeiro caso e morte da pandemia de gripe A transmitida no país é confirmado pelo Ministério da Saúde. EUA: eleito Barack Obama, q ganha o Nobel da Paz; colisão de um satélite contra outro da Rússia, a 800 km acima da Sibéria, no primeiro acidente do gênero na era espacial; instalação de 7 bases militares na Colômbia. Surge o whatsapp. UCRÂNIA: o fornecimento de gás é interrompido pela Rússia. CHINA: a economia supera a da Alemanha e torna-se a terceira maior do mundo. URUGUAI: eleição de Mujica.

2010 – BRASIL: A Petrobras começa a exploração do petróleo na área do pré-sal, na bacia Jubarte, no Espírito Santo. O IBGE divulga a população brasileira em 190.732.694 habitantes. Salário mínimo: 510 reais. Taxa de desemprego é de 5,7%. EUA: Embargo econômico imposto à Venezuela que se negou a entregar o domínio do petróleo às petrolíferas americanas.  

Reuters


2011 – BRASIL: Dilma Rousseff, com Temer de vice, assume o governo com 56% dos votos. É a 1.ª mulher a fazer o discurso de abertura da assembleia-geral da ONU. É sancionada a lei que cria a Comissão Nacional da Verdade.O país assume 6ª posição mundial na economia. EUA: morte de Osama bin Laden, fundador e líder da Al-Qaeda, no Paquistão. BÓSNIA: Ratko Mladić, autor do Massacre de Srebrenica em 1985, é preso. LÍBIA: Kadafi é derrubado e morto pelas forças da OTAN. SÍRIA: revolta árabe.

2012 – BRASIL: a popularidade do governo Dilma Rousseff e a avaliação pessoal da presidente bateram recordes, apesar de ser um ano sem grandes lançamentos de programas sociais nem números robustos na economia. A revista "Forbes" voltou a colocar Dilma entre as mulheres mais poderosas do mundo, na terceira posição, atrás apenas da chanceler alemã, Angela Merkel, e da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. Medidas como o incentivo à indústria automobilística e a diminuição da tarifa de energia mostram algumas das tentativas do governo para retomar o crescimento econômico. O Instituto de Política Econômica Aplicada  divulga que o Brasil atingiu o menor nível de desigualdade social já verificado desde o início das séries históricas, em 1960. Surge os programas Brasil Carinhoso e Brasil Sorridente, voltados para famílias de baixa renda. No Congresso Nacional, a presidente viu derrotas importantes de projetos do governo, como  a discussão do novo Código Florestal. Entra em vigor a em vigor a Lei de Acesso à Informação. Sanção da lei que reserva a metade das vagas nas universidades federais a estudantes de escolas públicas e dá preferência a negros, mulatos e indígenas. EUA: reeleição de Barack Obama. CONGO: o Tribunal de Haia condenou Thomas Lubanga, Germain Katanga e Bosco Ntaganda: ex-líderes a 14 anos de prisão, por vários crime de guerra,  entre 2002 e 2003 e 2014. EUROPA: de cada 3 europeus, 1 está desempregado.

2013 – BRASIL: O governo de Dilma teve a aprovação de 63% dos brasileiros, de acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, em parceria com o Ibope; apresenta o menor índice de desemprego do mundo, 4,3%. Milhares de estrangeiros migram para o Brasil em busca de emprego. Dilma terminou seu primeiro mandato com umataxa de desemprego de 4,3%, a menor da série histórica. EUA: O vice-presidente, Joe Biden, vem ao Brasil para abrir o pré-sal às petrolíferas estadunidenses e recebe um "não" da presidente Dilma. Na mesma semana, Biden se reúne a sós com Temer; Biden retorna e em apenas 1 mês e meio começam as manifestações contra Dilma, as "Jornadas de Junho". Edward Snowden denuncia que o governo e o Reino Unido vigiam e espionam, ilegalmente, através de meios eletrônicos, governos e empresas de vários países, gerando indignação ao redor do mundo. Comissão do Senado aprova intervenção na Síria como forma de retaliação ao governo de Bashar al-Assad, por supostos ataques com armas químicas contra opositores de seu governo. UCRANIA:  o presidente Viktor Yanukovich decide abandonar o acordo político comercial com a União Europeia e se aproxima da Rússia. Milhares protestam nas ruas.

2014 – BRASIL: Dilma Rousseff é reeleita, no segundo turno com 51,64% dos votos válidos; o Enem é o maior exame vestibular do Brasil, em número de inscritos, cerca de oito milhões, e o segundo maior do mundo. XX Copa do Mundo de Futebol. É deflagrada pela Polícia Federal a Operação Lava Jato, mais conhecida como Petrolão ou Escândalo da Petrobras. O STF encerra o julgamento dos acusados políticos do Escândalo do Mensalão. Acidente aéreo de Eduardo Campos,  candidato à presidência da na eleição. EUA: O juiz Sérgio Moro começa a viajar para a sede da CIA, no sob o pretexto de fazer cursos. Faz 14 viagens ao país em dois anos; bombardeios contra Estado Islâmico na Síria. Retomam relação após cinco décadas com Cuba; morre o Orkut. UCRANIA: revolução com mortos derruba o presidente Yanukovytch. Aumenta a tensão com a Rússia, que não reconhece o novo governo e enviar soldados a região da Crimeia, alegando necessidade de proteger os russos que vivem no país e começam a sofrer ameaças de um governo mais nacionalista. RUSSIA: Putin reconhece a soberania da Crimeia, mas anexa o país. NIGERIA: grupo radical islâmico sequestra mais de 200 meninas. 

2015 - BRASIL: STF extingue a pena do ex-presidente do PT, José Genoino. Protestos nas ruas pedem reformas e o fim da corrupção no Governo Dilma; o traíra do Temer viaja aos EUA no final do ano para combinar o golpe; José Serra (PSDB) entra com o PL-131/2015 pra tirar o pré-sal da Petrobrás e do Brasil fazendo a abertura que Biden havia tentado em 2013; Dilma Rousseff não aceita aliança com o centrão para se proteger do impeachment e para barrar as investigações contra Eduardo Cunha. Petrobras vende Gaspetro por 49% do valor R$ 1,9 bilhão para os japoneses. Salário mínimo: 788,00 reais. URUGUAISegundo a Confederação Sindical Internacional, o país mais avançado das Américas em termos de respeito aos "direitos fundamentais do trabalho, em particular a liberdade de associação, o direito à negociação coletiva e o direito à greve". EUA: Barack Obama e Raúl Castro fazem encontro histórico na 7ª Cúpula das Américas, buscando o fim do embargo dos Estados Unidos a Cuba. SÍRIA: na guerra civil, a Força Aérea da Turquia derruba um avião de caça russo no primeiro caso de um membro da OTAN, destruindo uma aeronave russa desde os anos 1950.

Síria by Reuters


2016 – BRASIL: a Petrobras produz 1 milhão de barris diários de petróleo, um número extremamente expressivo para o país. O golpe do traíra de Temer dá certo e Dilma é afastada sob o falso argumento de "pedalada fiscal", para  dois anos depois ser absolvida por falta de elementos legais; na sessão do impeachment vários deputados golpistas corruptos exaltam suas famílias e Deus, e surge Bolsonaro que homenageia o torturador carniceiro da ditadura, Brilhante Ustra; vazam as gravações reveladoras da trama do golpe entre Romero Jucá, Renan Calheiros e Sarney (MDB) e Sérgio Machado (PSDB): "Vamos tirar a Dilma e colocar o Michel para estacar a sangria. Num grande acordo, com o Supremo com tudo. E combinado com a imprensa"; o  golpista Temer assume e o PL de abertura do pré-sal aos estrangeiros é logo aprovado com relatoria de Jucá; o canalha do Temer nomeia o tucano Pedro Parente na Petrobras, processado no STF por corrupção no governo FHC; o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha é preso na Operação Lava Jato; o ex-governador do Rio Anthony Garotinho é preso na Operação Chequinho; o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral Filho é preso na 37ª fase da Operação Lava Jato. COREIA DO NORTE: realiza um teste nuclear causando terremoto de 5,3 na escala de Richter. CUBA: morre Fidel Castro. EUA: eleição de Trump. MALI: o Tribunal de Haia condenou Ahmad al-Faqi al-Mahdi, professor acusado de crimes de guerra por atacar prédios históricos e religiosos em Timbuktu a 9 anos de prisão.

 

2017 -  BRASIL: a Petrobrás começa a paralisar refinarias e passar exportar o óleo cru; o traíra do Temer e seus cumparsas do MDB, PSDB, DEM, PP etc), aprovam a MP do Trilhão, isentando as petrolíferas estrangeiras em R$ 1 trilhão de impostos ao Brasil; Temer entrega dois dos 3 maiores poços de petróleo aos EUA. Shell e Esso assumem a exploração e o refino de petróleo; os preços dos combustíveis disparam subindo 212 vezes em 2 anos; Temer aprova a Reforma Trabalhista retirando uma centena de direito dos trabalhadores; cassação dos mandatos do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão e do vice. O STF divulga o acordo de delação premiada da JBS, revelando que a empresa pagou 500 milhões de reais em propina a políticos, incluindo Temer, Dilma, Lula, Aécio Neves e José Serra. O ex-presidente Lula é condenado pelo juiz Sergio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão no Caso do Triplex do Guarujá. A corrupta Câmara dos Deputados rejeita enviar ao STF uma segunda denúncia contra o corrupto Temer - 251 votos a favor do arquivamento contra 233 pelo prosseguimento da investigação. EUA: ataque à Síria; e no Afeganistão é usado pela 1ª vez a 'maior bomba não-nuclear' em cavernas do país.

 

2018 – BRASIL:  Sem provas, Lula é condenado, por unanimidade em segunda instância e a pena ampliada para 12 anos e 1 mês de prisão. Preso é impedido de concorrer à presidência. Assassinato da vereadora Marielle e o motorista Anderson. Petrobras comunica que a produção de petróleo alcançou a marca de 2,07 milhões de barris por dia. Greve dos caminhoneiros. Palhaçada da facada contra o candidato nazista Bolsonaro para que não participe de nenhum debate nas tevês e mostre o estupido que é. A chapa Bolsonaro/Mourão faz a maior campanha eleitoral de fakenews espalhando milhares de mentiras pelas redes sociais na internet e o TSE aprova  a corrupção Eleitoral; em Lajeado, 71,65 % da população apoia esse monstrengo. RUSSIA: Putin é reeleito. Envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal - governos do Canadá, dos Estados Unidos e 14 países europeus, declararam a expulsão de diplomatas russos e fechamento das embaixadas e consulados nesses países.

2019 – BRASIL: Bolsobosta assume o país com a intenção de destruir o Meio-ambiente, com a exploração das terras indígenas e com apoio ao agro, nunca visto. Destruição das políticas públicas, da Cultura, da Ciência, da Educação.  Nomeia o juíz Sérgio Moro como ministro da Justiça; governo aprova a Reforma da Previdência condenando os brasileiros a trabalharem até a morte, mas deixa de fora os juízes, militares e políticos; todas as reservas subterrâneas de água doce do Brasil são entregues à Coca Cola, americana; o Brasil cai de 6ª economia para 14ª. O papel dos Brics é enfraquecido; a  Lavajato de Dallagnoll, Moro e cia paralisam as grandes empreiteiras brasileiras que ganhavam concorrência de obras no exterior;  o desemprego explode; perde-se os estaleiros de construção de navios petroleiros; o projeto do inédito submarino nuclear é fechado; o governo vende distribuição de gás; tenta entregar a Embraer, 2ª maior do mundo em jatos comerciais à Boeing americana; as demais áreas do pré-sal seguem entregues aos EUA; Bolsobosta  assina decreto que facilita posse de armas no Brasil; revoga o horário de verão no Brasil; Temer, e o ex-ministro Moreira Franco são presos no Rio pela força-tarefa da Lava Jato. O STF aprova a criminalização da homofobia pela Lei de Racismo. Lula é libertado após 580 dias de prisão. Bolsoanta é denunciado ao Tribunal  de Haia por incitação à violência contra populações indígenas e tradicionais, por enfraquecer a fiscalização e por omissão na resposta a crimes ambientais na Amazônia. A representação elaborada pela Comissão Arns e pelo Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos.  RÚSSIA E EUA: suspendem Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário. Russia passa a fornecer gás natural para a China. IRAQUE: perde seu último território na Síria após derrota imposta pelas Forças Democráticas Sírias e pela coalizão liderada pelos Estados Unidos. Julian Assange, do Wikileaks, é detido pela Polícia Britânica no interior da Embaixada Equatoriana, em nome das autoridades Norte-Americanas que estão buscando sua extradição. Trump visita a Coreia do Norte. UCRANIA: o comediante judeu Volodymyr Zelenski assume a presidência. SÍRIA: bombardeada pela Turquia.

2020 – BRASIL: O Ministério da Saúde alerta sobre epidemia de dengue, após 57 485 casos notificados entre janeiro e fevereiro. 26 de fevereiro: O Ministério da Saúde confirma o primeiro caso de coronavírus e em março, a primeira morte pelo vírus em, São Paulo. Sucessão de Ministros de Saúde pq o bostoanta  ignora a pandemia. Em abril, o juíz Moro pede demissão. Em maio, o país é o 2º em casos de covid. Manaus entra em colapso, com 2.433 mortos só em abril. Salário mínimo: 1.045,00. EUA:  Bombardeio aéreo em Bagdá  mata generais iranianos; é assinado com o  Talibã um acordo que estabelece uma estrutura para finalizar guerra no Afeganistão. A OMS declara pandemia no mundo. Em abril, casos chegam a 1 milhão e em maio cem mil mortes. Joe Biden vence a eleição presidencial e Kamala Harris, a primeira mulher vice-presidente do país. MACEDONIA DO NORTE: torna-se membro da Otan. UCRANIA:  um boing é “acidentalmente” atingido  por um míssil iraniano, matando todas as 176 pessoas a bordo.  RUSSIA: Eleitores russos votam a favor das mudanças na constituição do país, uma das quais permite que o presidente Vladimir Putin permaneça no cargo até 2036. Intermedia o cessar fogo entre Armênia e Azerbaijão para encerrar guerra no Alto Carabaque. CHINA:  em janeiro, a primeira morte causada por novo coronavírus.

Manaus by Reuters

2021 – BRASIL: Falta oxigênio em Manaus. Chegam as primeiras vacinas aprovadas pela Anvisa. Bolsobosta incentiva o povo a não usar máscara: gripezinha. Em março, o ministro  Edson Fachin anulou todas as condenações do ex-presidente Lula, relacionadas à Operação Lava-Jato. A decisão tornou o ex-presidente a voltar a ser elegível. O STF decidiu que o ex-juiz Sergio Moro agiu parcialmente ao condenar Lula, no caso do triplex do Guarujá. Moro confirma que vai disputar a eleição de 2022. Bolsoanta  demite os três chefes das Forças Armadas do Brasil. Movimentos de rua contra o presidente. Em junho, 500.000 mortos por covid. Em novembro, a variante Ômicron. Tribunal Superior Eleitoral anuncia a abertura de uma investigação sobre o financiamento dos atos antidemocráticos, patrocinados por bostoanta, pelo possível uso da máquina e de recursos públicos, assim como por caracterização de campanha antecipada. AFEGANISTÃO: É declarado o fim da guerra, as tropas americanas no país se retiram depois de 20 anos de intervenção. O Talibã retoma o controle do governo e anuncia o Emirado Islâmico do Afeganistão.  PORTUGAL:  torna-se o primeiro país do mundo a ter 85% da população totalmente vacinada contra a Covid. REINO UNIDO: deixa a União europeia. NO MUNDO: em janeiro mais de 100.000.000 de pessoas infectadas pelo COVID-19 e 2,157 mil mortes confirmadas.

2022 –  BRASIL: No Conselho de Segurança da ONU, o país e outros 10 países votam a favor da resolução que condena a invasão da Ucrânia. 13,9 milhões de desempregados. Contabilizado 654.147 mortos por covid. UCRÂNIA: invadida pelos russos no dia 24 de fevereiro.  CAZAQUISTÃO: corte nos subsídios do petróleo, manifestações reprimidas, centenas de civis mortos.



... e centenas de atentados, ataques, bombardeamentos, guerrilhas, tiroteios, emboscadas, golpes de estado. Porque nunca, nunca,  será pelo povo, mas a grana, a terra e o que há debaixo dela.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial