agosto 25, 2021

ARTE POPULAR: PITA PAIVA

Uibaí, cidadezinha baiana de pouco mais de 13 mil moradores e à 530 km de distancia de Salvador, seu povoamento iniciou no século XVIII com criadores de gado, vindos das margens do Rio São Francisco.

Ahhh... Essas estradinhas felizes das redes sociais!

Pois numa dessas descobri um professor, um poeta, um artista que se chama Pita Paiva.

Faz suas artes no “Ponto de Cultura Varanda da Xilogravura”.

Ontem chegaram duas lindas xilos: 

bem condicionadas, atravessaram o sertão e desembarcaram aqui no vale.

Pita Paiva,54, é Mestre da Cultura Popular Brasileira, premiado e reconhecido pelo Ministério da Cultura e conta que desenha desde criança, mas que na adolescência gostava de retratar pessoas.

“Quando jovem já ilustrava livros, inclusive meus - sou poeta também. E há pouco mais de 10 anos comecei a fazer xilogravuras, aí virou profissão, é como se eu já soubesse fazer isso a vida inteira.”


(Não me canso de olhar para minhas “Moça lendo na rede” e “Barrigudas”)

“A xilogravura – diz Piva - é uma expressão muito simples do ponto de vista técnico. Claro, cada xilógrafo vai desenvolver a sua forma. No meu caso encontrei uma forma de expressão que se vale de cores e traços da arte naif misturados à própria xilo tradicional.”

(Pensa em alguém feliz!)

Conheça um pouco do seu trabalho, aqui ó: https://www.facebook.com/pitapaiva20


 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial