maio 26, 2021

ÁUDIO CRÔNICA FICCIONAL *

A RAZÃO DOS SÁBIOS

Quase todo lugarejo tem o seu doido que vaga pelas calçadas num colóquio com a própria sombra ou com as estrelas. São eles que percebem o primeiro descompasso social e da natureza. Se derem oportunidade de se escutar, talvez daí, uma salvação.

No filme "O Trem da Vida", dirigido pelo romeno Radu Mihaileanu, é o doido quem  avisa do perigo eminente na vila e oferece um artifício para enganar os nazistas que estão chegando.  Às vezes é preciso vestir a fantasia do inimigo e se passar por um deles para sobreviver.

Um tempo atrás eu  lembro, aquele doidinho murmurando na esquina que o  chefe máximo da sua cidade envolvido com a bandidagem no morro. O povo não acreditou, e ele foi duramente desprezado e chamado de coisas bem piores que “perturbado mental”.

Hoje, alguns percebem que o maluco tinha razão. O bandido não só está sentado no Conselho dos Aldeões como trocou, com o chefe da cidade, um terreno cheio de arvores, que era do povo - tudo no silêncio da impunidade. O terreno acabou desmatado sabe-se lá porque razão.

Os doidos continuam vagando por aí na espera do apito do próximo trem. 

Só espero que não os empurrem nos trilhos quando o trem realmente passar...

Boa 4ª feira!

Trilha sonora:  Giù la Testa, de Ennio Morricone.

* Toda 4ª feira por  whatsApp. Quer receber? Dá um toque!


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial