maio 31, 2021

AJUSTE DE CONTAS COM A HISTÓRIA


O mural Guernica, de Pablo Picasso, retrata o bombardeio à cidade de mesmo nome, durante a Guerra Civil Espanhola, entre 1936-1939.

Está exposto no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid e é um “memorial de todos os crimes perpetrados contra a humanidade no século XX” que continua inspirando outros artistas até hoje.



Essa semana, alguns  reconhecimentos históricos:

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, vai pedir ao Papa Francisco para pedir desculpas aos nativos do Canadá, vítimas há mais de um século de abuso nas escolas residenciais regidas pela Igreja Católica.  

O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu perdão à Ruanda, pelo crime de genocídio cometido em 1994, quando exterminaram 250 mil ruandeses. 

A Alemanha reconheceu  o primeiro genocídio do século XX, cometido por eles na Namíbia, entre 1904 e 1908, e pede perdão.

 Portugal deveria pedir perdão pelo genocídio dos índios brasileiros.

E o Brasil, perdão pelos  milhões de escravizados que morreram nessa terra.

Quem e quando o país vai pedir perdão pelo atual genocídio cometido contra os brasileiros por covid?  É muito cedo ainda, né?

Em junho, chegaremos a meio milhão de mortos por um descaso bestial desse governo negligente, egocêntrico, estupido e maldoso.

 Não há Guernica que dê conta.



 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial