fevereiro 23, 2019

VENEZUELA, QUO VADIS?




Meu amigo, mais à esquerda, com todos seus pós-docs, esteve em Caracas há seis anos e contou da miséria no país: “Não posso imaginar como esta agora se antes já faltava tudo.”

Sou contra a ditadura de Cháves, de Maduro, Fidel, Médici...Ta claro?

Só que nada é o que parece e somos todos leigos em política e seus conchavos. Além de desmemoriados.

Mas, tem algo que não fecha na crise do vizinho onde aportaram as caravelas de Cristóvão Colombo, antes de 1500...

 Em 1993, o presidente Andrés Pérez foi afastado 
acusado de desviar 17 milhões do governo. 

A sombra dos generais sempre pairou sobre o país e  “A descoberta do petróleo antes da Primeira Guerra Mundial fez da Venezuela, já em 1920, o maior exportador mundial do produto.” – quando sucessivos presidentes civis e militares enriqueceram, corruptamente, phudendo com o povo.

Cháves e Maduro: ambos bilionários

Os venezuelanos estão fugindo do seu país e buscando socorro no Brasil – outro país corrupto na sua essência, agora dominado pelos militares e por um bufão de quinta categoria.

E tem os interesses podres dos americanos, claro. Isso até o mais ingênuo sabe.

O que diz a imprensa alternativa nas redes?

Leandro Fortes, jornalista:

RESISTA, VENEZUELA
Caracas

Funciona assim: você enche o quintal de seu vizinho de brita, arrebenta a calçada da casa dele, joga merda no telhado, corta a água, corta a luz, espalha que ele é corno, bêbado e bate na mulher. E convence o banco a bloquear a conta dele, com base em denúncias mentirosas, e corta o fornecimento de comida.

Depois de algum tempo, você usa a mídia para convencer os outros vizinhos que esse canalha tem que ser contido, porque, além de tudo, as crianças, os cachorros e gatos da casa estão começando a passar fome.

Então, quando todo mundo está convencido que esse ditador sem alma passou de todos os limites, enfiam dentro da casa um contraparente sem caráter que se declara, a partir dali, chefe interino da família.

Passado um tempo, esse mesmo conjunto de usurpadores decide levar ajuda humanitária à família que eles difamaram e levaram à ruína.

Só não esperavam que tanto o chefe da família, como a própria família, iriam mandá-los enfiar essa ajuda no rabo.

Caracas

Santiago Neltair Abreu, cartunista:

OS FABRICANTES DO CAOS

Vejam que em 2017 a Colômbia impediu a Venezuela de comprar remédios para malária!!!!

* Abril de 2016: Instituições financeiras começam a deixar de receber pagamentos em dólares de instituições venezuelanas.

* Maio de 2016: Commerzbank Bank (Alemanha) fecha contas bancárias venezuelanas e da PDVSA.

* Julho de 2016: o Citibank fecha contas correspondentes de instituições e bancos venezuelanos, incluindo o Banco Central da Venezuela. O fecho das contas correspondentes reduz a capacidade de efetuar pagamentos em dólares, impondo custos adicionais para realizar transações em outras moedas.

* Agosto 2016: o Novo Banco de Portugal proíbe transações com bancos e instituições venezuelanas.

* Julho de 2017: a empresa Delaware, agente de pagamento da PDVSA, recusa-se a receber fundos da companhia petrolífera venezuelana.

* Julho 2017: o Citibank recusa-se a receber fundos venezuelanos para importar 300.000 doses de insulina.


* Maio de 2017: empresas de origem russa, empreiteiras encarregadas de elaborar a cadeia de blocos Petro utilizando o código NEM, desistem de continuar com o contrato argumentando razões de força maior após terem sido pressionadas pela Security Exchange Commission dos Estados Unidos.

* Agosto 2017: Os bancos chineses informam que não podem realizar operações em moeda estrangeira em favor da Venezuela devido à pressão do Departamento do Tesouro dos EUA, e a Rússia relata a impossibilidade de realizar transações com bancos venezuelanos devido à restrição dos bancos correspondentes dos EUA.

* Agosto de 2017: o banco correspondente do banco chinês BDC Shandong paralisa durante três semanas uma transação de 200 milhões de dólares sacados pela China.

* Agosto de 2017: devido à pressão da OFAC, a empresa Euroclear retém 1.200 milhões de dólares sem possibilidade de mobilização.

* Outubro 2017: o Deutsche Bank fecha as contas correspondentes do Citic Bank chinês para processar pagamentos da PDVSA, o que demonstra a pressão sobre a banca internacional.

* Outubro 2017: A entrada de vacinas no país é adiada por quatro meses porque o bloqueio dos EUA torna impossível fazer pagamentos ao banco suíço UBS.

* Novembro 2017: a Venezuela faz pagamento para comprar primaquina e cloroquina (para tratamento antimalárico), solicitado ao laboratório médico da BSN na Colômbia. O governo colombiano bloqueia a entrega de medicamentos.




* Novembro 2017: o Deutsche Bank, principal correspondente do BCV, encerra definitivamente as contas correspondentes desta instituição.

* Dezembro de 2017: foram devolvidos 29,7 milhões de dólares de bancos na Europa para pagamento a fornecedores de alimentos através do programa alimentar CLAP. Também nesse mês, as autoridades colombianas impediram a transferência para a Venezuela de mais de 1.700 toneladas de perna de porco.


* Maio de 2018: o pagamento de 9 milhões de dólares para a compra de material de diálise foi bloqueado.

* Novembro 2018: A partir deste mês, o Banco da Inglaterra reteve 1,2 bilião de dólares que o governo venezuelano havia depositado nessa entidade.”






Parece inacreditável... Em 1998,   Chávez implantou ma nova educação, com  resultados excepcionais. Cerca de 1,5 milhão de venezuelanos aprenderam a ler e a escrever graças à campanha de alfabetização denominada Missão Robinson I. E em dezembro de 2005, a Unesco decretou que o analfabetismo na Venezuela havia sido erradicado.

Ganância política e poder derrubaram um país que chegou a ser o mais rico da America Latina, durante muitos anos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial