novembro 18, 2016

1916-2016



No Centro Cultural Justiça Federal, em frente a Cinelândia, no Rio de Janeiro,  até 15 de janeiro acontece uma "homenagem aos 100 anos do 1º Salão dos Humoristas de 1916, o primeiro Salão de Humor brasileiro que agrupou - fato nunca acontecido antes - todos os grandes artistas da nossa caricatura, marcando época no início do século XX.

Além da exposição Centenário do 1º Salão dos Humoristas de 1916, a Bienal apresenta outras duas mostras no CCJF: O Kaiser – 100 Anos, comemorativa dos 100 anos da animação pioneira O Kaiser, desenho animado realizado pelo caricaturista brasileiro Seth (Álvaro Marins), precursor do nosso desenho animado; e a exposição Jorge de Salles - Um Carioca no Mundo do Humor, sobre o desenhista de humor e produtor cultural Jorge de Salles, que dedicou sua vida ao resgate da história e à realização de exposições de caricaturistas brasileiros.”  Renata Magalhães



E olha só: o primeiro caricaturista reconhecido é gaúcho de Rio Pardo: Manuel de Araújo Porto Alegre (1806-1879), escritor, jornalista, político, pintor, caricaturista, arquiteto e diplomata brasileiro. Recebeu do Imperador D. Pedro II, o título de Barão de Santo Ângelo. Fundador d a primeira revista ilustrada com caricaturas, “Lanterna Mágica”, em 1844. Adoro essas descobertas!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial