setembro 05, 2013

DAVID BAILEY

Uma coisa leva a outra... Assisti na tevê We'll Take Manhattan – sobre o início da carreira do fotografo David Bailey, que revolucionou os editoriais de moda nos anos 60, quando trabalhava para a londrina Vogue. Bailey também serviu de inspiração para o diretor Michelangelo Antonioni  em Blow- Up.

Fui pesquisar e achei uma ótima entrevista aqui: http://www.pdngallery.com/legends/bailey/interview01.shtml

 “Eu era disléxico, por isso fui colocado na classe dos bobos na escola. Eu estava no topo da classe dos bobos, porém...  Bem, eu acho que é melhor estar no topo da classe dos bobos do que na parte inferior da classe inteligente.”

“Sendo disléxico, disseram que eu era um idiota o tempo todo, mas eu sabia que era mais esperto do que o professor - uma arrogância minha.
Quando você é disléxico, o empurram para fazer coisas como pintura e fotografia. Ou observação de aves. (...)  Fui um colecionador de inadimplências.”


Blow up
“Eu nunca gostei de drogas. Eu me sinto chapado o tempo todo, então eu realmente não preciso de drogas. (...) Às vezes eu fumava um baseado, mas tudo que fazia era tossir.”

Os anos 60 acabou com um monte de gente, havia um grande número de vítimas dos anos 60. Mas há um grande número de vítimas a cada década. Mas eu acho que eu sou muito duro. E é ótimo ser fotógrafo, pois você pode ir para Nova Guiné e fotografar canibais, como eu fiz durante cinco semanas e isso não significa que você vai comer carne. Ou você pode fotografar hippies e isso não significa que você vá tomar drogas. Ou você pode fotografar mercenários na África  e isso não significa que você está indo para atirar nas pessoas. Fotografar é ótimo porque a câmera o protege de alguma forma. Ela tira a sua realidade, porque você vê tudo através da câmera.”

“A curiosidade é tudo. Se você não tem curiosidade, você não tem qualquer coisa. Essa é a coisa que mantém você indo - você é curioso sobre o que existe ao virar a esquina. E se nada há em torno da esquina, então é porque você perdeu.”


“A razão pela qual eu não perdi a minha vitalidade é porque eu nunca estou satisfeito com o que faço.”


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial