julho 11, 2013

DEUS JOGA DARDOS?

 Em 1914, Einstein casado com a  matemática Mileva Maric há 11 anos, viu seu matrimônio ir para o espaço. Percebendo que não havia esperança para um relacionamento mais romântico,  propos que continuassem juntos para o bem de seus filhos, só que impondo  uma lista de condições. Mileva concordou. Mas, alguns meses depois, ela abandonou o gênio em Berlim e mudou-se com os seus filhos Hans Albert e Eduard para Zurique. Acabaram assinando o divorcio em 1919.
Em troca, Einstein prometeu que se ele ganhasse o Nobel algum dia, Mileva receberia o dinheiro do prêmio para pagar ao menos alguma parte de sua dívida científica perante os cálculos matemáticos de Mileva.

 Em 1921, por seus serviços à Física Teórica, e especialmente por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, o cientista ganhou o Nobel de Física (http://www.nobelprize.org).  Einstein buscou o premio no ano seguinte. Em 1923,  sua ex-esposa recebeu o dinheiro e com ele  comprou três casas em Zurique.

"Deus não joga dados" – frase atribuída a Einstein – brinca com minha imaginação. O cara que mudou radicalmente a nossa compreensão de conceitos básicos como espaço, tempo e matéria, e mudou também a imagem do mundo físico, acabou listando, antes da separação,  uma notinha  de condições humilhantes para Mileva, ainda esposa, cumprir:

“Você irá certificar-se:
que as minhas roupas e lavanderia serão mantidas em boa ordem;
que vou receber minhas três refeições regularmente no meu quarto ;
que o meu quarto de estudo será mantido limpo e, especialmente, que a minha mesa será deixada apenas para meu uso .
Você vai renunciar a todas as relações pessoais comigo, menos as necessárias por razões sociais.
Especificamente, Você vai renunciar a se sentar em casa comigo; a sair ou viajar comigo
Você vai obedecer os seguintes pontos em suas relações comigo:
não vai esperar qualquer intimidade de mim, nem vai me acusar de qualquer forma;
vai parar de falar de mim,
vai sair do meu quarto de estudo imediatamente, sem protesto, se eu pedir.
vai se comprometer a não me menosprezar na frente de nossos filhos, seja através de palavras ou comportamento.”

* Bom... Tem biógrafos que juram que a lista é uma inverdade. Deus joga dardos não só na Física, mas nas relações mais antigas do mundo. A matrimonial.


Em 1919, Einstein casou-se com a prima em segundo grau, Elsa Löwenthal, três anos mais velha do que ele.
Mileva morreu em 1948, aos 72 anos. Elsa, em 1936 aos 60 anos. 
Einstein em 1955, de um aneurisma. E assim caminhou a humanidade.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial