junho 17, 2026

DO MEU BLOQUINHO

Collage Laura
 

Vida e morte. Literatura e morte. Decepções e depressões. Drogas e fama. Velhice e demência. As escolhas sexuais.... O que faz com que tantos escritores tirem a própria vida? 

A espanhola Rosa Montero aborda essas questões em seus livros, agora que ultrapassou os 70 anos. Revela que escritores são tipos estranhos e que um dia Proust deitou na cama e nunca mais saiu dela.  (A minha é tão boa que é muito tentador continuar nas cobertas, a cada manhã.)  O mesmo fazia o espanhol Ramón Maria del Valle-Inclán e o uruguaio Juan Carlos Onetti. Como Montero sabe?  Leu as biografias?

Agatha Christie escrevia sentada dentro da banheira. Com água? Rosseau era masoquista e exibicionista. Freud tinha medo de trens. Hitchcock, de ovos. E a colombiana Amalia Andrade pavor de, ao engolir sementes de frutas, sentir nascer uma árvore dentro dela. Muito ouvi isso na minha infância: "Não engole os grãos!"

Medos... Mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão – escreve Montero.

Conforme um estudo sueco, os escritores tem 50% de mais possibilidades de se suicidar, entre os 800 mil que conseguem a cada ano.

Loucura? Para o psicólogo espanhol Iñaki Piñuel, autor de “Mi jefe es um psicópata”, 2% da população mundial é composta de psicopatas, que vem a ser uma gente muito má, incapaz de sentir empatia pelo próximo. Fora os 10% a 13% que seriam egocêntricos e narcisistas, pessoas terrivelmente tóxicas que apenas usam o outro para seu proveito.” – diz ele.

Conheço gente assim... Ô, se conheço!

Rosa Montero é premiada, tem mais de 27 livros, mas no wikipedia não consta “O perigo de estar lúcida”, publicado em 2022. Como acabei de reler “A ridícula ideia de não voltar a ver-te”, achei meio repetitiva, porém, nesse, traz Madame Curie para suas páginas. Também curti “A louca da casa”.

Em função dessas leituras, pesquisei os escritores suicidas. 

Fora os que o mundo nunca ficou sabendo...

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial