junho 26, 2025

QUEM VAI A PARIS COMO SE FOSSE A TAQUARI...


O metrô de Paris tem dez “estações fantasma”, sem  uso. Uma das mais famosas é o Arsenal, que fechou em 1939.

O apartamento modesto que Gustave Eiffel construiu para si. Um puxadinho" de 285 m² na cobertura da Torre Eiffel. Hoje, um museu.

Desde 1933, o vinhedo Clos Montmartre ainda produz vinho, no 18º arrondissement. Os moradores daquela época, entre eles o  caricaturista Francisque Poulbot, cujos esforços ajudaram a preservar a terra para as gerações futuras, até hoje doam os lucros a instituições de caridade locais.  

A Ópera Palais Garnier, no 9º Arrondissement, tem um apartamento escondido com vista o fosso da orquestra, e foi projetado pelo arquiteto Charles Garnier. O apartamento, conhecido como "Loge de l'Empereur", foi uma exigência de Napoleão III, que desejava um local discreto para receber convidados e desfrutar dos espetáculos. 

A casa de pedra mais antiga de Paris situa-se no 3º Arrondissement, à Rue de Montmorency, 51 - ano de 1407. Pertenceu a Pernelle e seu marido, o alquimista Nicolas Flamel. Atualmente é um restaurante. A casa tem 618 anos e inspirou obras de arte e literatura,  assim como o disco "A Tábua de Esmeralda", de Jorge Ben.  
 

 A rua mais curta de Paris é a Rue des Degrés, no 2º Arrodissement. Apenas 5,75 metros de comprimento e composta por 14 degraus. Construída em meados do século XVII, liga a Rue de Clery à Rue Beauregard, que seguem a antiga linha da muralha de Carlos V, erguida entre 1356 e 1383. Demolida no século XVII para dar lugar aos Grands Boulevards. 
A Rue de Vaugirard é a mais longa dentro das antigas muralhas de Paris, com 4,3 km de extensão. Atravessa os arrondissements 6º e 15º, começando no Boulevard Saint-Michel e terminando na Porte de Versailles. Confira o Senado no Palácio de Luxemburgo, número 15.  
La Campagne à Paris, no 20º arrondissement, é uma pequena vila oculta na cidade-luz, com suas casas e jardins charmosos. 
A Tour Jean-sans-Peur, uma torre medieval do início do século XV, escondida no 2º arrondissement. Procure na Rue Étienne-Marcel , 20. É o último vestígio do hotel dos Duques da Borgonha. 
O muro "Eu te amo" foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Em um painel de 40m², o artista Frédéric Baron registrou os diversos jeitos de dizer eu te amo ao redor do mundo, inclusive em português. Fica em frente à Place des Abbesses, em Montmartre.  
Não é imperdível, mas... Digite “Le mur des je t’aime” no Google Maps e registre o momento.  

* Dicas e fotos da internet.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial