abril 02, 2025

AUTOR PRESENTE NO ESTADO


 Feliz em participar, que novamente volto  ao assunto - porque também vejo a valorização do meu fazer literário!

Desde 1972, o projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro (IEL), órgão da Secretaria de Estado da Cultura do RS, vem promovendo a leitura e a literatura gaúcha a partir de encontros entre escritores e  leitores escolares.

​Em Caxias do Sul, o Instituto de Leitura Quindim, reconhecido por sua expertise em literatura e projetos de leitura no Brasilassume  esse ano a realização técnica do projeto Autor Presente, com o compromisso de garantir a qualidade literária e pedagógica das ações. 

No processo de inscrição participaram 122 escritores. Estou entre os 50 selecionados!

Alegria grande, orgulho, reconhecimento porque o processo dos selecionados foi realizado por filósofos, psicólogos e professores consultados pelo Instituto de Leitura Quindim, que seguiram os seguintes critérios:

QUALIDADE LITERÁRIA

AUTORES GAÚCHOS OU RESIDENTES NO RS

OBRAS EM CATÁLOGO:


TRAJETÓRIA DOS ESCRITORES

Bienal do Livro em São Paulo

Participei de vários lançamentos dos meus livros em feiras de Lajeado, Arroio do Meio, Marques de Souza, Porto Alegre, Bienal em São Paulo.  Como autora convidada, em feiras de Imigrante, Fazenda Vilanova, Barros Cassal, Lajeado, Cachoeirinha, Alvorada, Santa Clara do Sul. 

Fui Autora-presente Feira do Livro, Progresso, 2014. Autora homenageada no Colégio E. Professor Jacob Milton Bennemann, em Feliz, 2006. Autora-presente na Feira do Livro de Arroio do Meio, 2005.

Este ano o  projeto Autor Presente atenderá 23 municípios e 50 escolaslocalizadas prioritariamente no território do programa RS Seguro: capital e a grande Porto Alegre, Cruz Alta, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Guaíba, Ijuí, Passo Fundo, Tramandaí, Capão da Canoa e Lajeado, nas escolas estaduais Castelinho e Santo Antônio.

Vou conversar com os alunos 
da Escola Estadual Campos Verdes, 
em Alvorada, no dia 22 de maio.

O Autor Presente muito me honra  e surge na minha vida num momento de incertezas, depois de viver as alegrias que “Malvina” me proporcionou em 2023, e no ano passado. Sem falar que Alvorada foi muito atingida pela enchente em 2024. Levar alegria é o que posso fazer de melhor, deslinhando os causos literarios.

Não vejo a hora de encontrar novos leitores!

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial