janeiro 02, 2024

BONSAI

Em dezembro, uma exposição bonita de bonsais no Shopping Benoit. Em Lajeado, no bairro Conventos, uma escola ensina como torcer essas árvores em miniaturas.

Eu já tentei umas quatro vezes “criar” um bonsai. Mas fiz tudo errado.

Pensei que existiam para o meu deleite dentro de casa, mas não – um rapaz explicou. “Precisam de sol, chuva como todas as demais árvores.”

A técnica do bonsai tem suas raízes na Índia, só depois se espalhou  pela China e no Japão. 

E nos anos 30  desembarcou no Brasil pelas mãos do imigrante Tyotaro Matsui.

 


Li que existem bonsais com mais de 800 anos!

Na cultura chinesa caiu como uma luva... Desde o século X ou XI, eles já enfaixavam os pés das mulheres a fim de mudar o formato dos pés e continuarem pequenos. Capaz que perderiam a oportunidade de criar árvores  diminutas também!  Aliás, só com a revolução chinesa em 1912, que tamanha barbárie física foi abolida.

Em Lajeado criar bonsais é uma boa. Porque se o povo e o governo detonam com as árvores nos quintais e calçadas, ainda assim poderemos curtir as miniaturas em exposição.

Para minha surpresa, nesse exato momento que escrevo, ouço o som da motosserra rugindo no bairro. Fui espiar. Extirparam uma árvore na calçada da vizinha.

Nada restará dessa cidade, um dia. Eu espero encontrar todos vocês no inferno.

 

 

 


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial