outubro 09, 2023

SEMPRE, UMA NOVA INTIFADA...

No século XIX, a maioria dos judeus se concentrava no Leste Europeu - Ucrania, Polônia Tchecoslováquia...

Pula para 1914, no início da Primeira Guerra Mundial: cerca de 90 mil judeus já viviam na Palestina.

Quando essa 1º Grande Guerra sequer havia terminado, em 1917, os ingleses estabeleceram uma “pátria” para os judeus da Palestina na terra dos árabes que, obviamente, ficaram putos da cara. Sobrou ameaças para o rei, o primeiro-ministro e toda inglesada. Os judeus partiram, mas p... da cara também, porque logo viram a migração para a Palestina, restringida.  CORTA!

MOMENTO WIKIPEDIA

Ramallah

Muito antigamente, a Palestina correspondia à Judéia e à Canaã - já os romanos se referiam à Síria Palestina, que era a terra dos filisteus. Hoje, a Palestina é um Estado que reivindica soberania sobre os territórios da Cisjordânia e da Faixa de Gaza e que designa Jerusalém Oriental, como sua capital, apesar de seu centro administrativo estar localizado na cidade de Ramallah. CORTA!

De 1918 em diante, a Inglaterra é responsável  pela Palestina e se vê a voltas e a tiros com muitas rebeliões e assassinatos contra os primeiros assentados judeus NESSAS TERRAS ÁRABES.  E se a gente invadisse Rivera, na divisa com Livramento, aqui no Rio Grande do Sul... CORTA!

Em 1936, quando começa a ditadura na Espanha com Franco, ou quando nasce o Papa Francisco e... CORTA!

Em 1936, os ingleses (sempre eles!) propõem dividir o território da Palestina entre árabes e judeus. Porque não dividir Yorksheire e Humber? CORTA!

Quando os judeus já constituíam 34% da população na Palestina, estoura a primeira revolta árabe. Bases e instalações inglesas são atacadas e judeus, assassinados. Mas a Inglaterra esmaga a rebelião e distribui armamento para 14 mil colonos judeus, para que eles defendam suas colônias.

Dez anos depois, a mesma Inglaterra tenta controlar a migração judaica para a área e, desta vez, os judeus atacam os ingleses e o quartel-general de Jorge VI  é dinamitado e 91 pessoas morrem.

Hitler ao centro

Aí, surge Hitler que desmascara os próprios alemães como loucos e assassinos de judeus. Novamente, os mais antenados conseguem fugir para a Palestina.  Com isso as relações entre  ingleses e árabes se esfarelam, de vez.  Mas o olho britânico é gordo: o petróleo no Iraque chegava por tubulações através da Palestina e da Jordânia. Ahã!

Com a 2ª guerra, a Inglaterra fecha as porta aos judeus. E agora se vê contra a parede, violentamente, por ambos árabes e sionistas. CORTA!

 MOMENTO WIKIPEDIA

O Sion é uma colina em Jerusalém.  Em 1896 (!!!), o jornalista judeu Theodor Herzl criou o movimento sionista, com o objetivo de criar uma Palestina independente e soberana, no território onde, historicamente, existia o antigo Reino de Israel. CORTA!

Li numa pesquisa, só pra ver como todo mundo é filho do puto, que  no passado, os britânicos entraram em 171 dos 200 países reconhecidos pelas Nações Unidas. Tomanocu, né? Por isso sempre digo: onde tem terra, tem guerra. E por tudo que tem debaixo dela. CORTAAA!


David Ben Gurion

 Pula um temmmmpo.... Estados Unidos, Rússia, ONU apoiam a divisão da Palestina e assim no dia 15 de maio de 1948, Israel é proclamada Nação-Estado pelo líder sionista David Ben Gurion. Os palestinos reagem atacando Jerusalém que, segundo a ONU, deveria ser uma área livre. 

Então, quem tinha e tem muiiiito  petróleo na manga? Os países que a gente conhece como terroristas, radicais e revolucionários, né?

Em seguida, Israel é atacada pelo Egito e vizinhança árabe, que se diziam protetores dos palestinos. Israel vence essa guerra e presencia um êxodo de 700 mil cidadãos palestinos que preferem fugir do q virar pau-mandado dos judeus. Nesse meio tempo, a guerra fria entre vodka e uísque, só pra dizer q ambos deitaram e rolaram nas areias e kibutzes de Israel. Cortaaaa!


1º kibutz

MOMENTO WIKIPEDIA

 A palavra 'kibutz' vem do hebraico e significa grupo. Trata-se de uma comunidade democrática e voluntária, uma fazenda, onde as pessoas vivem e trabalham em conjunto para produzir economicamente. Meu tio agrônomo  morreu sem conhecer um... CORTAAA!

É neste período que os árabes palestinos assistem os judeus conquistarem significativa parte das suas melhores terras para o cultivo.

Em 1948, os ingleses deixam a administração da região para a Organização das Nações Unidas que, sob o comando do presidente norte-americano Harry Truman, determina a divisão da Palestina em duas metades. Os palestinos, que somavam 1.300.00 habitantes, ficaram com 11.500 km2 e os judeus, que eram 700.000 (muito menos) ficaram com um território maior, de 14.500 km2.

Crise de consciência com o holocausto q exterminou mais de 6 milhões de judeus?

Na década de 1950, o fim das colônias europeias: os franceses abandonam o Líbano, a Síria, a Tunísia e a Argélia. Os ingleses abandonam o Canal de Suez que passa para o Egito e o Egito se junta com a Jordânia e ataca Israel. E todo mundo se fode de novo. CORTA.

Depois disso, a humanidade acompanharia a guerra do Canal do Suez (1956) , Guerra dos 6 dias (1967)  e a Guerra do Yom-kipur (1973) e sei lá mais quantas. Eu quase levei uma coronhada numa birosca daquelas feiras de quinquilharias de Jerusalem porque um arabe ou judeu disse que eu tinha quebrado  uma porcaria e... CORTAAA!

 ANO 2023



Uma nova intifada - termo utilizado para designar as revoltas que aconteceram entre palestinos e israelenses – acontece. Dia  de outubro, o Hamas, que governa  a Faixa de Gaza, atacou diversos locais de Israel. Só numa rave, que acontecia próximo à Faixa de Gaza, na região sul de Israel, mais de 260 pessoas foram mortas e outras tantas raptadas. É cutucar com o espeto curto um barril de pólvora. Tá loco. E ainda chamar de universo paralelo... Vãosiphudê. Árabes e judeus não se matam por questões religiosas. Mas pelo controle das fronteiras, das terras com suas riquezas petrolíferas. E sempre com o mundo botando a sua colher podre, ora num lado, ora no outro. Corta?





 

 

 

 


 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial