maio 09, 2023

ATÉ BREVE, RITA!


foto: Bob  Wolfenson

Morreu  Rita Lee. Câncer de pulmão.

Com a doença, soube q findava um Tempo...


Cresci com Rita. Devo a ela toda minha língua... Meu jeito de ser. De pensar.

“Sou dessas acumuladoras que não jogam fora nem papel de embrulho e barbante.”


Tenho alguns vinis, cds e muita fita cassete que não sei onde foram parar.

E tenho toda uma trilha sonora de “causos pessoais” que relaciono com suas canções, desde:

José, Ovelha negra, Erva venenosa, Panis Et Circenses, Alô, alô marciano, Balada do louco, 

Ando meio desligado, Lança perfume... Banho de espuma, Nem luxo, nem lixo,  Mania de você, Desculpe o auê, Cor de rosa choque, Tudo vira bosta...   


Até chegar na fase q melhor me traduz hoje: 
Insônia.


foto: Bob  Wolfenson


"Down, down, down In the high society"… 

Tenho certeza. Encaretou tudo.

Os que se diziam descolados... São os mais  bundões.

Nunca entenderam nada. Nada.

Olha q atual;

“Pra variar estamos em guerra  Você não imagina a loucura...” 



Em plena ditadura, Rita foi presa em 1976. Grávida. Por “guardar” maconha no apê.

Corajosa, Elis foi visitá-la.

Todos ficaram mudos.

Em 2012, presa em Aracaju, por desacato a polícia q investigava os maconheiros...

Estupefata, a vereadora Heloisa Helena foi visitá-la.

Todos gritaram.

 


Rita, minha linda guru porreta, sim, tu fez um monte de gente feliz, principalmente, eu.

 


Com a morte de Elis, Gal e Rita, encerra-se um ciclo em minha ...

“Vidinha besta Vidinha furreca Vidinha chinfrim Ô vidinha de merda"

 


Perdi as três ídalas da minha parca e inútil existência.

(E a Bethânia?  Ahh, muito doce para meu espírito tão ardido.)

 


Rita escreveu no epitáfio de sua autobiografia:

“Ela nunca foi um bom exemplo, mas era gente boa.”

 


Pra mim, a irreverente, a desbocada, não pensava duas vezes, não mandava dizer.

Devia se arrepender, depois?

Muito antes de ser moda, já ligava o phoda-se.

É isso: phoda-se mundéu atrasado onde vivo.

 


“Você fez de mim uma hipócrita

Você fez de mim uma cínica...”

Você fez de mim o q sou.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial