julho 29, 2021

GORDON PARKS


 Gordon Parks  foi o primeiro fotógrafo afro-americano da revista americana LIFE, e conta que  “Os restaurantes brancos me faziam entrar pela porta dos fundos. E nos cinemas, os brancos nem me deixavam entrar ”.

Recusando-se a se intimidar, Parks procurou afro-americanos mais velhos, para documentar como eles lidavam com tais indignidades diárias, e encontrou Ella Watson, que trabalhava no prédio da FSA. 

Watson contou-lhe sobre sua vida de luta, de um pai assassinado por uma turba de linchamento, de um marido morto a tiros. Ele a fotografou  no trabalho, culminando em seu American Gothic, uma paródia clara da icônica pintura a óleo de 1930, de Grant Wood. 


A foto de Ella Watson serviu como uma acusação ao tratamento dispensado aos afro-americanos ao acentuar a desigualdade na “terra dos livres” e passou a simbolizar a vida na América antes dos direitos civis. 

“O que a câmera teve que fazer foi expor os males do racismo” - disse Parks ,“mostrando as pessoas que mais sofreram com isso”.
“Vi que a câmera pode ser uma arma contra a pobreza, contra o racismo, contra todo tipo de injúria social. Naquele momento eu sabia que precisava de uma câmera.”




* Em tempo de tanto selfie e tantas futilidades fotográficas, a gente  percebe o quanto um Gordon Parks faz falta.

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