GORDON PARKS
Gordon Parks foi o primeiro fotógrafo afro-americano da revista americana LIFE, e conta que “Os restaurantes brancos me faziam entrar pela porta dos fundos. E nos cinemas, os brancos nem me deixavam entrar ”.
Watson contou-lhe sobre sua vida de luta, de um pai
assassinado por uma turba de linchamento, de um marido morto a tiros. Ele a
fotografou no trabalho, culminando em
seu American Gothic, uma paródia clara da icônica pintura a óleo de 1930, de
Grant Wood.
A foto de Ella Watson serviu
como uma acusação ao tratamento dispensado aos afro-americanos ao acentuar a
desigualdade na “terra dos livres” e passou a simbolizar a vida na América
antes dos direitos civis.
“O
que a câmera teve que fazer foi expor os males do racismo” - disse Parks ,“mostrando
as pessoas que mais sofreram com isso”.
“Vi que a câmera pode ser uma arma contra a pobreza, contra o racismo, contra todo tipo de injúria social. Naquele momento eu sabia que precisava de uma câmera.”
“Vi que a câmera pode ser uma arma contra a pobreza, contra o racismo, contra todo tipo de injúria social. Naquele momento eu sabia que precisava de uma câmera.”
* Em tempo de tanto selfie e tantas futilidades fotográficas, a gente percebe o quanto um Gordon Parks faz falta.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial