junho 12, 2021

ALCIONE MALHEIROS DOS SANTOS



"Quem é essa mulher

Que canta sempre o mesmo arranjo

Só queria agasalhar meu anjo

E deixar seu corpo descansar

Quem é essa mulher

Que canta como dobra um sino

Queria cantar por meu menino

Que ele já não pode mais cantar.”


Esta é parte da letra da música que Chico Buarque compôs para a estilista brasileira Zuzu Angel, que completaria 100 anos no dia 05 de junho, se não tivesse sido assassinada pelo regime militar em 1976.

Numa entrevista nesta semana, Chico Buarque chorou várias vezes ao recordar de Zuzu e sua luta para descobrir o corpo do seu filho Stuart Angel Jones que foi barbaramente torturado e morto na base aérea do Galeão em 1976. 

Segundo testemunho de outros presos no local Stuart foi amarrado em um automóvel e arrastado pelo pátio do quartel. De tempos em tempos os torturadores paravam o carro e ele era obrigado a colocar a boca no escapamento. Seu corpo nunca foi encontrado. 


Este é apenas um episódio doloroso e trágico da história recente do país. 

Chaga que nunca foi curada e que volta a assombrar. O país hoje é presidido por um defensor daquele regime, dos atos praticados sob as ordens daquele regime. Este “messias” tem como ídolo Carlos Brilhante Ustra, sádico torturador julgado em 2008 e único militar condenado por tortura.

Será que estas pessoas que saem para a rua vestidas de verde e amarelo, pedindo intervenção militar, golpe, ditadura, e que apoiam o homem que ocupa a presidência da república, sem dignificá-la, sabem o que estão apoiando? 

Como se sentiriam estas pessoas se tivesse um filho supliciado por tortura, por pensar diferente?

Como se sentem ao ouvir que um empregado tem direitos demais?

Como se sentem ao ouvir que, em nome de um pseudo desenvolvimento, estimula a devastação ambiental?

Como se sentem quando aquele que ocupa a cadeira presidencial, afirma que médicos estão fraudando notificações para aumentar as estatísticas sobre o número de mortes por Covid-19 (sim, ele acusa os governadores e prefeitos, mas quem atesta as mortes são médicos)? 


Como se sentem quando aquele que ainda está na presidência, mente com relatório falso, dados sobre a pandemia?

Como se sentem diante da total falta de sensibilidade diante da morte de quase 500 mil brasileiros?

Você que se veste de verde e amarelo e se autodenomina conservador, patriota e cristão, já pensou naquilo que está apoiando?





 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial