maio 14, 2021

UM TROFÉU PARA O GOVERNO CAUMO-SCHUMACHER


Lajeado há 20 anos 

O cineasta Gerbase escreveu na ZH uma crônica com o título “As coisas q aprendi nos discos” e segue lembrando o Belchior.  Bom de ler.  Gostaria de escrever “As coisas q aprendi nos filmes” – porque foi muito educativo.

Desde transar, beijar até o senso de justiça social, de solidariedade, de conscientização ambiental e por aí vai. O cinema foi meu melhor professor de filosofia, sociologia e teologia e todas as outras orgias imagináveis.

Hoje quando abri o  jornal O Informativo  me deparei com a crônica do Tiago Segabinazzi falando sobre Normaland, que tô louca pra ver e agora mais ainda. Sei q vou gostar.

Pensava nos  filmes que mais me ensinaram quando lembrei o Troféu Framboesa de Ouro, paródia do Oscar, q premia os piores filmes e atores e outras categorias cinematográficas.

Se rodasse um filme sobre o atual governo, com certeza caberia um troféu ao Caumo-Schumacher, do pp, como o pior da história de Lajeado. Supera até o inexpressivo  Schmidt, do pt.

O que pensar dessa proposta estúpida do Caumo de redução da área de preservação permanente – APP? 

Nunca um governo municipal foi tão afinado com um governo federal como esse que temos hoje: ambos visando a  destruição da qualidade de vida e na contramão do progresso ambientalista.

Ouvi na Radio A Hora as considerações da professora especialista em Direito Ambiental, Luciana Turatti. Entre seus argumentos coerentes e pontuais,  lembrou  que "o  que não é visto, não é amado, não é cuidado", numa referência protecionista ao rio Taquari, suas margens verdes e sobre a diminuição da APP, que levou Caumo à Brasília numa reunião com o ministro Salles, aquele que aproveita a pandemia para passar a boiada na Amazônia e liberar tudo. 

Mas o que mais impressionou é q vários prefeitos dizem que o rio Taquari virou lago, depois da construção da barragem. LAGO! Falando grosseiramente: são prefeitos que precisam  fuder mais ainda com o meio-ambiente do Vale. Chegaram ao cúmulo de  assinar um ofício para a Fepam - a lajeadense Marjorie Kaufmann de diretora - que promete "estudos aprofundados"... Socorro!

Lembro muito bem do programa de recuperação da mata ciliar junto aos colonos e suas propriedades. Agora os jumentos políticos me aparecem com essa... Turatti e parte da mídia acredita em um amplo debate público. Mas com essas lideranças atrasadas e mesquinhas? Socorro de novo...

Se a destruição verde é próxima aos nossos olhos

... o que não deve estar acontecendo em bairros mais distantes?  

A hecatombe ambiental  nos  bairros Carneiros e  São Bento é algo inacreditável. 

Toda zona agrícola transformada em loteamentos sem preservação de nenhum verde. Mas vamos dividir a culpa com as sucessivas câmara de vereadores que parece legislar em causa própria, né?

Troféu Incompetência de Platina para todos vocês.

Ou seria Troféu Malvadeza Dourada?



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial