maio 03, 2021

MATINAL JORNALISMO


Liberdade é difícil de conquistar e fácil de perder: por isso, é preciso ficar em vigia e luta constantes. 

Em 2021, o Brasil caiu quatro posições no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa e, pela primeira vez, foi da zona laranja (exercício da profissão considerado sensível) para a zona vermelha (situação para os jornalistas é grave). 

Hoje, o país ocupa a 111ª posição no ranking de 130 países. 

Isso quer dizer que, além da situação de pandemia, que aumenta os riscos e o estresse de trabalhadores de diferentes áreas, os frequentes ataques à imprensa, as pressões econômicas nas redações e o quadro de desinformação que se apresentam colocam ainda mais pressão sobre as pessoas cuja missão é entregar as informações necessárias para que as pessoas possam viver em uma realidade comum, lutar pelos seus direitos e tomar as mais diversas decisões. 

O jornalismo é fundamental para a democracia e ele está cada vez mais difícil de ser realizado no Brasil.

Em nossas reportagens investigativas, expomos que ficam escondidas sob processos burocráticos ou até mesmo por pessoas que se beneficiam com o cerceamento da informação. 

Nosso principal objetivo como um jornal local é ajudar a construir uma cidade mais justa, transparente, democrática e colaborativa, em que o jornalismo chegue onde é necessário.

 

Filipe Speck
Jornalista
Diretor do Grupo Matinal Jornalismo

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial