janeiro 31, 2021

OS ASSASSINOS DE ORLANDO FETT


Foto de Juliana Bencke
 
Sempre que passo pela Praça da Matriz, olho o bonitão no bronze.  E me pergunto quem será que matou? Por que a imprensa ao destacar o aniversario dos 80 anos de seu assassinato não fala dos criminosos? Descobri no livro  “Lajeado I”, Jose Alfredo Schierholt e tentei resumir aquió:

1932

PRL - Partido Republicano Liberal > Flores da Cunha > apoio a Getúlio Vargas.

O governador Flores da Cunha nomeia o maçom Oscar da Costa Karnal, (PRL) para  prefeito de Lajeado e esse, claro, se cerca de apoiadores: Müller, Gravina, Arenhart, Stahlschmidt, Eggler, Schmidt, Moesch, etc.

De branco, Oscarzinho, que virou Cazinho Karnal

Karnal logo trata de  nomear os subprefeitos dos distritos. Entre eles, Álvaro Clímaco Ribeiro Machado (PRL), de Santa Clara.

“A vitória eleitoral do PRL deixou ufanistas os cabos eleitorais, mas desgostou sobremodo os partidários da oposição. Arbitrariedades e perseguições eram comuns, especialmente no interior...” Schierholt. 

1933

Em agosto acontece o assassinato de Jacó L. Heineck, do PRR (Partido Republicano Rio-grandense  que se juntou com o  PL (Partido Libertador), resultando na Frente Única Gaúcha:

Arruda, Pereira, Heineck,  Scheid, Jaeger, Schumacher, Wienandts, Rockenbach, Schaan, Hexsel, Lopes, Bender, Born, Enger, Storck, Wiebbeling, etc.

1934

Osório Belíssimo, Ramiro Barcelos Feio - nada de mais a não ser os nomes interessantes!

1935

Flores da Cunha

Flores da Cunha agora nomeia  João Weiler Klein (PRL), de Santa Clara, como  prefeito de Lajeado.

“Líderes do PRL da zona alta de Lajeado já tinham ameaçado a Frente Única, para que não invadissem seu reduto eleitoral.” Schierholt.

João Weiler Klein

A Frente Única não deu a mínima e seguiu para um comício em Tamanduá, hoje distrito de Marques de Souza, no dia 13 de novembro.

No final do café da manhã, apareceu o ex-subprefeito do distrito de Santa Clara, Álvaro Clímaco Ribeiro Machado (PRL) e seu cúmplice, Antunes Pereira da Costa, que assassinaram o candidato a vereador, Orlando Fett, 31 anos, da Frente Única.

Com essa, João Weiler Klein, acabou prefeito só  por 4 meses e seu Partido Republicano Liberal se ferrou. 

Santa Clara... Quem diria, né?

Orlando Fett  eternizado na Praça da Matriz de Lajeado.

Tô pra dizer que ele seria contra Bolsonaro...

Se a gente retroceder nas paginas do livro de Schierholt entende o puxa tapete daqui e de lá como sempre foi e será.

1936

Pela primeira vez na História, o povo vai as urnas para eleger o prefeito de Lajeado: 

João Frederico Schaan, da Frente Única.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial