julho 06, 2011

QUEM BATE? É O FRIO...


.inverno de infância... japona de lã em metro, touca e manta no pescoço sobre o guarda-pó branco do fernandes vieira e a conga nos pés. meu pai ainda fazia a gente colocar dobradinho um pedaço de jornal dentro do calçado “prá esquentar bem”. na volta da escola tirava as congas e colocava os pés dentro do forninho do fogão à lenha. saía fumaça e os pés derretiam. inverno de infância... meu pai passava vick no peito, colocava uma bolsa de água quente nos pés, puxava as cobertas e os cobertores comprados nas casas pernambucanas até as orelhas e dobrava as  laterais  embaixo do colchão para que eu não me descobrisse durante à noite.
inverno de infância... gemada, canjica com leite, vapores que se condensavam na janela da cozinha enquanto eu via os peludos levantar a lona velha do circo, nos fundos da minha casa. agora os cientistas insistem que a última década foi a mais quente desde o início da medição da temperatura no século 19 e que o ano de  2005 foi o mais quente dos últimos 100 anos. e que no ano passado, para as olimpíadas de inverno em vancouver foi preciso trazer neve de outro lugar, pode?  eu só sei dizer que foi preciso o frio chegar com toda essa tirania para que eu lembrasse da minha infância gelada.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial