março 06, 2019

DUAS GRANDEZAS


A mente humana é uma coisa incrível – escreve o físico britânico Stephen Hawking no seu livro “Breves respostas para grandes questões”.  Para atingir o seu potencial,  a mente precisa de duas fagulhas: a curiosidade e a dúvida. Então, num texto lindo, Hawking escreve sobre os professores, um texto que cabe ao Brasil de hoje:

“Muitas vezes essa centelha vem de um professor.” E o cientista  revela o professor Dikran Tahta que o encorajou a pensar criativamente, em termos matemáticos:

"Ele abriu meus olhos... Por trás de toda pessoa excepcional, há um professor excepcional. Quando pensamos nas coisas que sabemos fazer na vida, há grandes chances de que as saibamos graças a um professor.

No entanto, a educação, a ciência e a tecnologia correm mais perigo do que nunca. Devido à recente crise financeira global e a medidas de austeridade, há um significativo corte e verbas em todas as áreas da ciência, mas a pesquisa básica tem sido profundamente  afetada.

Há a ameaça também de nos tornarmos culturalmente isolados e provincianos e cada vez mais distantes de onde o progresso está sendo feito.”

Dia 14 de março completa um ano da morte de Stephen Hawking. Tinha 76 anos. Durante 50 anos conviveu com a doença esclerose lateral amiotrófica.

No mesmo dia de sua morte, a socióloga carioca Marielle Franco foi assassinada. Tinha 39 anos. Durante toda sua vida conviveu com o preconceito e a discriminação.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial