maio 02, 2018

PAULO HEBMÜLLER


Sobre o prédio de 24 andares , que desabou durante um incêndio – criminoso -  no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, na madrugada do Dia do Trabalho, o relato abaixo, do facebook:

O interior da igreja, em processo de restauração quase concluído

“Quantas instituições – públicas, privadas ou mesmo religiosas – podem dizer que recebem em seu interior cerca de 150 moradores de rua todas as semanas?

A Igreja Luterana do Centro de São Paulo – que foi quase inteiramente destruída no desabamento do prédio vizinho, nesta terça – podia.

Frequentei por vários anos aquela igreja, carregada de simbologia para o protestantismo brasileiro e a história da imigração alemã em São Paulo e no país.
vitral do início do século 20

Vitrais e muitas peças de valor histórico da construção 
inaugurada há exatos 110 anos estão perdidos.


Desde 1999 a comunidade mantinha um trabalho com moradores de rua do Centro. Eles participavam de uma celebração no templo – vale repetir a pergunta:
quantas instituições você conhece que recebem em seu interior 150 moradores de rua todas as semanas? – e faziam também outras atividades.

O templo visto do Largo do Paissandu na década de 1950


Mas, se o templo pode ser reconstruído, muito mais difícil é lidar com a degradação cada vez mais aprofundada das condições de vida da população brasileira, da qual toda essa tragédia dá um testemunho brutal."



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial