abril 12, 2018

MÚSICA "INOCENTE"

 Nathalia Ehl



As publicitárias Rossiane Antunez, Nathalia Ehl, Carolina Tod e Lilian Oliveira criaram o projeto MMPB: Música Machista Popular Brasileira. Para revelar nesse estupefacto ano de 2018 do século XXI o quanto crescemos ouvindo músicas preconceituosas que retratam de forma afrontosa, com cunho de violência e abuso, a mulher.

Tem Zeca Pagodinho cantando “Aquilo que era mulher...”, Chico Buarque com “Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas”, e Valeska Popozuda incitando a competição feminina na letra de Beijinho no Ombro:

“A ideia é mostrar para as pessoas como a mulher é retratada de forma bem questionável na nossa música há muito tempo. As letras são sintomáticas de uma sociedade sexista”, diz uma das idealizadoras do site. A intenção é uma só: provocar reflexão. O que essas músicas têm em comum? Por que essas músicas incomodam - ou deveriam - incomodar muito mais?”


Velhas Virgens cantam “Buceta”:

"Elas falam demais.
Mas têm o que a gente quer.
E elas torram a nossa grana.

Mas tem o que a gente quer."

Carolina Tod
Tem desde  Racionais, Raimundos até Odair  José. De Tche Garotos à Bezerra da Silva. Vinicius de Moraes ao sertanejos Henrique e Juliano, Jorge e Mateus - sem faltar o Lora, Burra de Gabriel, o Pensador.

Conforme Nathalia Ehl:
“Já passou da hora de esse cenário mudar. Espero que, com esse projeto, possamos conscientizar as pessoas de que nas letras que cantamos no dia-a-dia, na maioria das vezes sem nem perceber, a gente tá contribuindo pra um comportamento que está enraizado na sociedade. A mudança está acontecendo. A luta NUNCA vai parar. E sempre lembrando, galera, que juntas somos MUITO MAIS FORTES.

-NENHUM HOMEM APROVOU ESTE PROJETO-

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial