março 03, 2018

MURALISTA JR


A primeira vez que ouvi falar do muralista JR foi como diretor do filme Ellis, com Robert  de Niro.  No Netflix.  Era sobre memória,  imigração nos Estados Unidos. Gostei muito.

Descubro que já esteve no Brasil, 2009, para um projeto bacana: criação da Casa Amarela na no Morro da Providência:

“... uma casa cultural no topo da mais antiga favela do Rio de Janeiro, que é usada como um centro cultural para seus moradores. O espaço é usado para oferecer atividades em torno de Arte, Educação, Cultura - oficinas de arte, teatro, capoeira, dança, yoga, fotografia, aulas de idiomas ... A Casa Amarela está aberta todos os dias para os residentes, que vêm após a escola ou trabalham para expressar seu artístico e eu criativo. Qualquer artista de todo o mundo pode usar o espaço para dar uma oficina aos jovens da comunidade.”


Em 2016, soube de suas instalações  para as Olimpíadas no Rio, o que já realizara em outras cidades. Designa  “Arte penetrante”.


Em comum, ambos apaixonados por imagens:  JR, 35 anos, se uniu à premiada  cineasta e fotógrafa belga Agnès Varda,89 anos, para  filmarem o documentário  “Olhares Lugares.

Varda é o nosso Glauber Rocha: ambos inauguraram o Cinema Novo em seus países.

Na estrada,  dois grandes olhos surpreendem os motoristas que passam. Os olhos  “vestem” os dois digestores da estação de tratamento de esgoto de Seine-Amont em Valenton, no Vale do Marne, França.

Fronteira México/Estados Unidos, setembro 2017

Parede de separação, lado palestino em Belém, março de 2007.

* Às vezes, surto. E penso em Casa Magenta - minha casa voltada para musica e teatro. Depois, passa, graças à Zeus!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial